Pronatec recebe inscrições até 18 de agosto

Pronatec vai oferecer 575 mil vagas gratuitas em cursos presenciais e a distância em diversas áreas

As inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Oferta Voluntária estão abertas até 18 de agosto. Serão oferecidas 575 mil vagas gratuitas em cursos presenciais e a distância de qualificação profissional.

Os candidatos devem ter mais de 15 anos e podem se inscrever pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Os cursos têm duração de 160 horas e serão oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica. As aulas terão início a partir de 28 de agosto.

“Temos cursos nas áreas mais administrativas, nas mais operacionais, como para inspetor de qualidade, almoxarife de obras, representante comercial, higienista de serviço de saúde”, explica o diretor de Articulação e Expansão das Redes de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Geraldo Andrade.

Oferta voluntária

O Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do Ministério da Educação para ampliar a oferta gratuita de formação profissional. “O objetivo principal é deixar os cidadãos habilitados a participar das vagas de emprego”, explica Geraldo Andrade.

Segundo ele, há muitos empregos disponíveis no mercado que não são preenchidos pela falta de qualificação dos candidatos. “Mesmo quem já está empregado vai conseguir desenvolver melhor o seu papel estando qualificado. Quem está desempregado ou está querendo entrar no mercado de trabalho também vai conseguir essa oportunidade”, afirma.

O programa

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo governo federal , em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. A iniciativa busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Leia também: Estão abertas as Inscrições abertas para o Encceja Nacional 2017

De acordo com informações do Ministério da Educação , entre 2011 a 2014 foram realizadas mais de 8,1 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em cerca de 4.300 municípios por meio das ações no âmbito do Pronatec. Em 2015, assegura o MEC, foram 1,3 milhão de matrículas.

*Com informações do MEC

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Tags: Pronatec

Posts Recentes

Novas Inscrições para o Enem 2021

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou na noite desta… Leia mais

5 dias atrás

STF tem maioria para reabertura das inscrições do Enem 2021

Decisão importante está se formando no STF, Supremo Tribunal Federal, para quem deseja fazer a… Leia mais

2 semanas atrás

Sisu 2021 2º Semestre Libera Lista de Selecionados

A lista com os selecionados para o 2º Semestre do Sisu 2021 foi liberada nesta… Leia mais

1 mês atrás

Último dia para pagar o boleto do Enem 2021

Termina nesta segunda, 19, o prazo para os candidatos que não são isentos da taxa… Leia mais

2 meses atrás

Inscrições para o Enem 2021 terminam amanhã

O Enem possibilita que milhares de pessoas ingressem no ensino superior em instituições públicas e… Leia mais

2 meses atrás

Inep divulga editais do Sisu, ProUni e Fies 2021

O Inep divulgou nesta segunda, 28, os editais do Sisu, ProUni e Fies 2021 para… Leia mais

3 meses atrás