Confira os programas que você pode participar usando a nota do Enem

Após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o sonho de fazer um curso superior está mais próximo. A nota do Enem pode ser usada como critério para classificação em universidades e institutos federais, ou para bolsas de estudo e financiamento em instituições particulares. O resultado do exame deve ser consultado na página do participante.

Confira os programas que você pode participar usando a nota do Enem.

Ingressar em universidades públicas

Com a média, os candidatos têm até 1º de fevereiro para se cadastrarem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a uma vaga em 130 universidades e instituições públicas em todo o País. Entre os requisitos estão: ter tirado mais do que zero na redação e ter atingido mais de 450 pontos na prova.

Dá para escolher até duas opções de curso nessa etapa. A nota de corte é flutuante, e muda até o último dia de inscrições, por isso é importante ficar atento ao site do Sisu para a escolha mais adequada e para garantir uma das vagas.

Concorrer a bolsas em faculdades particulares

Quem não for selecionado para as instituições públicas não precisa desanimar. Em fevereiro será aberta a seleção para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou foram bolsistas em unidades particulares, e que tenham renda familiar per capita mensal de um salário mínimo e meio podem usar a nota do Enem para concorrer a bolsas parciais ou integrais em faculdades particulares. A seleção também é feita pelo Sisu.

Financiar estudos e só começar a pagar depois da formatura

Para beneficiar mais estudantes, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem novas regras para este ano. O programa oferece financiamentos a juros baixos. Os candidatos que têm renda familiar per capita de até cinco salários mínimos podem participar.

As inscrições são feitas pelo Sistema de Seleção do Fies (SisFies). Outro requisito é ter atingido mais de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. O pagamento das parcelas do financiamento só começa quando o egresso já estiver empregado.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do MEC