Categorias: Notícias ENEM 2021

Programa Identidade Jovem 2018 - ID Jovem

Programa Identidade Jovem (ID Jovem) prevê inscrição de 16 milhões de beneficiários até 2018

Até o final de 2018, quase 16 milhões de jovens de baixa renda de todo o Brasil deverão ser inseridos no programa Identidade Jovem (ID Jovem). Já participam da ação 500 mil pessoas.

Entre os benefícios, o portador da identidade pode pagar meia entrada em espetáculos culturais, ter direito a duas passagens gratuitas em ônibus interestaduais e isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A afirmação foi feita pelo secretário nacional de Juventude, Assis Filho, em entrevista à TV NBR.

Sonora: “Esse programa atenderá quase 16 milhões de jovens em todo o Brasil, e quem tem esse documento tem isenção no Enem.”

Em janeiro de 2018, jovens que desejam atuar no setor de tecnologia poderão contar com a ajuda do Plano de Startup da Juventude. Segundo o ministro, o governo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) estão finalizando o projeto para lançá-lo no início do próximo ano.

As startups são modelos de negócios geralmente ligados à tecnologia, que podem ser copiados.

O QUE É Id jovem

Criada pelo Decreto nº 8.537/2015, a Identidade Jovem, ou ID Jovem, é o documento emitido pelo Governo Federal que comprova a condição de baixa renda para acesso a dois benefícios, estabelecidos pelo Estatuto da Juventude:

1. Meia-entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização) e

2. Reserva de 2 vagas gratuitas e 2 vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

O ID Jovem regulamenta e assegura o acesso aos direitos à Cultura e ao Território e à Mobilidade, trazidos pelos artigos 23 e 32 da Lei nº 12.852/2013, o Estatuto da Juventude. O desconto em espetáculos artístico-culturais e esportivos também foi disposto na Lei nº 12.933/2013, conhecida como a Lei da Meia-entrada, que estende o benefício para estudantes, idosos, pessoas com deficiências e jovens comprovadamente carentes.

Assim, ID Jovem tem como objetivo criar condições para o efetivo acesso aos direitos pelos jovens de baixa renda, com a organização do cadastro de beneficiários e o desenvolvimento de mecanismo de comprovação junto às empresas e entidades prestadoras de serviço.

Para facilitar essa comprovação, quem é beneficiário poderá emitir o cartão ID Jovem, que estará disponível a partir do segundo semestre pelo site ou pelo aplicativo para smartphones (APP) do Programa.

É a garantia de direitos para mais de 18 milhões de jovens brasileiros.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts Recentes

Data de inscrição para o Enem 2021 é divulgada

A divulgação feita pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, confirma… Leia mais

12 horas atrás

Enem 2021 - Prazo para pedido de isenção de taxa de inscrição

Apesar da possibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio não ser aplicado neste ano, começa… Leia mais

12 horas atrás

Não haverá Enem em 2021

A divulgação de uma Portaria no DOU, levantou suspeitas sobre a realização do ENEM 2021,… Leia mais

4 dias atrás

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

2 semanas atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

1 mês atrás

Medias de Notas do Enem 2020

Apesar das dificuldades de acessos relatadas por diversos candidatos, os resultados do Enem foram liberados… Leia mais

2 meses atrás