Problemas no site do Fies (2015)

Estudantes reclamam de problemas no site do Fies

Os estudantes que querem firmar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão reclamando de dificuldade para fazer a inscrição no site do programa. Eles relatam erros e instabilidade na página. O site foi reaberto para os novos contratos na segunda-feira (23) e o prazo segue até o dia 30 de abril.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, informou que há uma sobrecarga inicial no site e que a expectativa é que o acesso se normalize.

O jovem Vinícius Lopes, de 19 anos, soube que a faculdade onde irá cursar direito, em Bauru (SP), teria equipamento disponível e funcionários orientando os estudantes a fazer a inscrição no Fies. Ele passou horas tentando e voltou para casa sem obter sucesso. “Fiquei quatro horas tentando e o site caindo toda hora. Lá na faculdade ninguém estava conseguindo, tem gente que não está conseguindo nem digitar o CPF e sair da primeira página, dá CPF inválido ou que ele já foi usado”, diz.

Em casa, o jovem seguiu insistindo até conseguir. “Fiquei das 7h à 1h da manhã para concluir o cadastro”, contou Vinícius. O estudante já está matriculado e como ficou isento da matrícula, não teve que desembolsar R$ 1.200 mesmo sem ter contratado o financiamento. “As aulas começam na próxima segunda (2) e, na faculdade, disseram pra eu ir normalmente até o Fies, mas conheço pessoas de outras instituições que não têm condições de pagar até obter o financiamento e tiveram que desistir”, acrescentou.

Nas redes sociais, jovens reclamam de dificuldade para pagar a matrícula e a mensalidade antes de conseguir o financiamento estudantil. “Gente, dia 27 vence meu segundo boleto da faculdade e ainda não consegui me inscrever no Fies”, escreveu uma estudante no grupo Fies 2015, criado no Facebook, e que reúne 6,3 mil membros.

Com a pré-matrícula feita no curso de jornalismo, a estudante Ketilen Carvalho, de 17 anos, tentou fazer o cadastro no site do Fies assim que foram abertas as inscrições, na tarde de segunda-feira (23). Sem sucesso, ela retomou as tentativas no dia seguinte (24) e só conseguiu concluir o cadastro na madrugada.

Fiquei das 9h até a meia-noite e dez, tentando sem parar até conseguir finalizar tudo. O site não carregava o próximo passo ou caía. Às vezes, tinha que fazer de novo. Fiquei esse tempo todo na frente do computador, sem parar, e sei que vários colegas não conseguiram se inscrever ainda”, contou Ketilen, que pretende cursar jornalismo em uma instituição de Brasília.

O Fies financia de 50% a 100% das mensalidades em cursos de educação superior, de acordo com a renda familiar mensal bruta. No fim do ano passado, o governo estabeleceu novas regras para a concessão do financiamento, como média mínima de 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio e não ter nota 0 na redação. As novas regras valerão para os contratos feitos após o dia 30 de março.

 

Deixe seu Comentário

13 Comentários em "Problemas no site do Fies (2015)"

avatar
Ordenar por:   mais novo | mais velho | mais votados
Janice
Visitante

Esse é o sistema de ensino que a Dilma criou, muito bom nada funciona. Fies fora do sistema a um mês e os alunos que se lasquem. Esse é o PT.

valodia calixto
Visitante

depois de semanas tentando consegui concluir o cadastro.só que no final lá no aviso diz que a faculdade estar com a cota preenchida pura metira.

Amanda
Visitante

Infelismente meu maior problema não foi apenas a demora ou o mau funcionamento da página de web, depois de todos os dados informados e a mensagem recebida com o código, fui surpreendida ao saber q a minha Instituição de Ensino está com o LIMITE FINANCEIRO ESGOTADO. Agora não sei o q fazer pelo jeito vou ter q desitir da faculdade se as coisas continuarem assim nesse humilhante Brasil.

paulo victor p brito
Visitante

paulo victor de belém-pa.tenho tentado fazer o aditamento que é a rematricula trmestral da faculdade que estou cursando há 1 ano e não estou conseguindo acesso.

geremias de carvalho
Visitante

porque tudo que vem do governo para o povo sempre tem que ser humilhado como esse site do fies que não conseguimos fazer a inscrição ja iniciou as aulas quase dois meses e a maioria dos alunos não consegue fazer o financiamento esperamos que f deixam de fazer midia com um programa do governo federal que está deixando a desejar esperamos que no mais rapido se normaliza esse ssite para que consigamos realizar o sonho dos jovens que tanta propaganda fazem

ANTONIO J. A. de Miranda
Visitante

Tentei inúmeras erros e só da erro! Será que vou conseguir?

euzilene dos santos franzo
Visitante

estou tentando desde que foi liberado novas escrições,e nada vou ter que fechar a minha escrição na universidade por causa disso uma pena mesmo

carla
Visitante

Boa tarde!
também venho aqui deixar minha insatisfação, entrei na pagina do fies, não obtive sucesso, liguei pro 0800 não conseguiram me ajudar.
E AGORA?

wpDiscuz

© 2017 vocênoenem Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account