close
Enem

Principais assuntos para revisar em Filosofia e Sociologia


Acompanhe quais os principais assuntos para revisar em Filosofia e Sociologia

Para quem está se preparando para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, sabe que, algumas matérias são mais complicadas do que outras. E na prova de Ciências Humanas, algumas matérias são consideradas mais distantes do cotidiano do aluno. Exemplos dessas matérias são Filosofia e Sociologia. E para ajudá-los, separamos aqui quais os principais assuntos para revisar em Filosofia e Sociologia para o Exame Nacional do Ensino Médio, cuja prova será aplicada nos dia 04 e 11 de novembro de 2018. Mas, com essas dicas vai ficar mais fácil entender sobre essas duas matérias e tirar uma boa nota nessa prova.

E antes de sair por ai estudando tudo que aparece, busque ajuda com professores da área para resumir as principais abordagens de estudo para facilitar o seu entendimento.

Quais os principais assuntos para revisar em Sociologia

A temática de Sociologia está ligada a importantes referências do pensamento social contemporâneo, como Karl Marx e Max Weber. Além disso, aborda assuntos como e ideologia e direitos humanos.


Seguem exemplos de Sociologia:

  • Cidadania – Nos assuntos ligados a cidadania, os temas abordados estão ligados aos direitos políticos e civis; a violência e a descriminação; a democracia e os atos sociais.
  • Tecnologia e Cultura – Neste quesito, será abordado o impacto da tecnologia na nossa vida social e familiar, as influencias de consumos que sofremos em virtude dela.
  • Industria Cultural – A identidade cultural, a preservação da história, incentivos culturais e como são mantidos.
  • Mundo e trabalho – Neste assuntos, além de temas mais atuais como os novos mercados de trabalhos, são abordados temas que ligam ao surgimento da discussão referente ao trabalho, como as eras Ford e Taylor, até o impacto da flexibilização das leis trabalhistas e sua relação com o capitalismo e globalização.
  • Ideologia – Talvez um dos temas mais discutidos dos últimos tempos, a ideologia quanto ao desenvolvimento social, políticas econômicas que passam por pensamentos de grandes escritores como Karl Max e Max Webber.

Quais os principais assuntos para revisar em Filosofia

A temática de Filosofia está intrinsecamente ligada aos assuntos da ética e da justiça, que surge no pensamento filosófico de pensadores como Aristóteles, Platão e Santo Agostinho. Ou seja, vamos estudar a história antiga da Filosofia para entender os assuntos mais atualizados.

Seguem exemplos de Filosofia:

  • Ética e Justiça – Sobre esse assunto você pode encontrar bastante material na internet, mas os mais indicados são os filósofos Aristóteles, Platão e Santo Agostinho.
  • Democracia – O conceito de democracia e seu surgimento na Grécia Antiga, além de conceitos de liberdade e autoritarismo.
  • Filosofia Contemporânea – Na filosofia contemporânea os mais indicados são o Niilismo.
  • Filosofia Moderna – Na Filosofia moderna você poderá dar mais atenção aos pensadores Kant e René Descartes.
  • O Conhecimento – Ter noção da natureza do conhecimento é essencial para o estudo da filosofia. Estudar o Racionismo e o Empirismo, e as escolas que buscam o entendimento da racionalidade humana.

Essas duas matérias são, com certeza, das mais difíceis na hora de estudar para o Enem. Além de ter muito material, existe uma sequência de estudo para o bom entendimento. Por exemplo: Não dá para estudar e entender precisamente o Filósofo Aristóteles sem antes conhecer um pouco de Platão, de quem foi discípulo. Agora é se dedicar e aguardar a data tão esperada da prova, em novembro. Boa sorte e bons estudos.



Tags : EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar