Prazo para pedir isenção no Enem 2018 é ampliado para 15 de abril
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A data final, inicialmente marcada para 11 de abril, foi adiada para o dia 15 de abril.
Também foi prorrogado o prazo para os candidatos que tiveram isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova justificarem sua ausência, para continuar tendo o benefício.
Segundo o Inep, o objetivo da mudança é dar mais tempo para que os participantes possam se adequar às novidades desta edição, “garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do Exame”, diz o instituto.
Tanto o pedido de isenção como a justificativa de ausência devem ser feitas na Página do Enem 2018. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição no exame entre 7 e 18 de maio.
Como pedir a isenção?
Pela primeira vez, os pedidos de isenção serão realizados antes do período de inscrição. Dessa forma, os candidatos deverão acessar o sistema de isenção e realizar a solicitação entre os dias 2 e 15 de abril. O resultado será divulgado no dia 23 do mesmo mês. Quem não tiver a solicitação aceita, poderá entrar com recurso entre 23 e 29 de abril.
Quem tem direito à isenção?
Tem direito à isenção o candidato que estiver cursando a última série do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública; que atingiu nota mínima para certificação do ensino médio nas áreas para as quais se inscreveu no Encceja 2017; que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; e tenha renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio; ou que esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda.
Tive isenção no ano passado, mas não compareci às provas. Posso solicitar neste ano?
Pode. Mas, para isso, deverá justificar a ausência. O prazo também vai de 2 a 11 de abril. Essa é outra novidade deste ano. A justificativa só será aceita com documentos como laudo médico ou boletim de ocorrência. Ou seja, não vale apresentar autodeclaração para fazer esse pedido. Mesmo que a justificativa seja aceita, o candidato precisará realizar a inscrição.
E para quem não tem direito à isenção? Qual o valor da inscrição?
O valor da inscrição continua o mesmo do ano passado: R$ 82. O prazo para realizar o pagamento vai de 7 a 23 de maio