close

Fique atento ao prazo para pagamento do boleto do Enem 2017

No início do mês de abril, o MEC divulgou o cronograma do Enem 2017 e dentre as principais preocupações dos que pretendem fazer a inscrição está prazo para pagamento do boleto do Enem 2017. Foi divulgado a data de inscrição que terá início as 10h do dia 08 de maio até as 23h59m do dia 19 de maio de 2017.

Porém o prazo de pagamento do boleto da inscrição será maior, o candidato terá até 24 de maio para confirmar a operação e pode ser feito em qualquer banco ou casas lotéricas. Mas é sempre bom ressaltar que o pagamento o quanto antes é melhor para evitar algum imprevisto que possa impedir a finalização da sua inscrição.

Como terei acesso ao meu cadastro do Enem 2017?

Muitos candidatos ficam perdidos depois que fazem o cadastro, com dúvidas sobre o dia da prova, o local, a data de divulgação do resultado, enfim, as tudo que realmente impactam na realização do exame. Mas fique tranquilos, pois tudo isso vocês terão acesso através da Página do Participante, basta usar o seu CPF e senha.

Como ser isento do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017?

A grande maioria dos candidatos são isentos do pagamento da taxa do Enem, uma vez que estão dentro dos critérios abaixo:

  • Conclusão do ensino médio em escola pública;
  • Conclusão do ensino médio em escola particular como bolsista;
  • Família de baixa renda;
  • Cadastro no CadÚnico;
  • Ou em outro programa social do Governo Federal.

E para isso basta declarar no ato da inscrição e fornecer o comprovante da informação passada, como declaração de baixa renda ou o número do NIS (Número de Inscrição Social). O Inep, (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), não se responsabiliza pelas informações que você passar no ato da inscrição, mas todas serão verificadas para comprovar que é isento do pagamento da taxa.

E outra informação muito importante em relação ao pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 é que o candidato que realizar o cadastro sendo isento e não comparecer no dia da prova perderá o benefício no ano seguinte, mesmo que esteja dentro dos critérios da isenção.

Vale lembrar que a taxa esse ano sofreu um reajuste de mais de 20%, indo de R$ 68,00 para R$ 82,00. Então, programa-se, boa sorte e até a próxima!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Tags : Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar