Início das inscrições é mantido, mas Prazo do Sisu 2020 será ampliado
Com a divulgação do erro na correção de aproximadamente 6 mil provas do Enem 2019, o Ministério da Educação, juntamente com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, confirmaram a ampliação das inscrição para o Sisu 2020. O início das inscrições está mantido para o 21 de janeiro, mas o prazo final foi prorrogado para às 23h59 do dia 26 de janeiro.
Veja o novo cronograma do Sisu 2020
- Início das inscrições: 21 de janeiro de 2020;
- Fim das inscrições: 23h59 de 26 de janeiro de 2020;
- Resultado: 28 de janeiro de 2020;
- Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2;
- Convocação dos candidatos em Lista de Espera: 07/2 a 30/4.
Os candidatos deverão se inscrever em dois cursos por ordem de preferência, e ficar de olho no sistema de seleção, pois a atualização será feita uma vez ao dia pelo Sisu, a partir do dia 22.
Número de afetados pelo erro na correção da prova do Enem 2019
Segundo o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, as localidades onde se concentraram os erro na correção são: Alagoinhas (BA), Viçosa (MG), Ituiutaba (MG) e Iturama (MG). “O problema, basicamente, foi na hora da impressão que a máquina pulou. Então, foi um problema com a impressão da prova não foi na hora de contabilizar. A pessoa praticamente tem uma nota inteira da segunda prova negativada. A nota fica muito baixa. Então, não existe o caso pontual, duas questões, três questões e também não tem nada a ver redação. Redação zero problema” – declarou.
O número de estudantes que tiveram inconsistência na correção chega a 6 mil entre as 5 milhões de provas feitas nos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio. O MEC pretende divulgar em entrevista coletiva como foram feitas as correções dos erros.
Número de vagas disponíveis no Sisu 2020
O número de vagas que estarão disponíveis nesta ano de 2020 é de 237.128 distribuídas em 128 instituições públicas de todo o país. E todos os candidatos que fizeram a prova do Enem, que já tenham finalizado o ensino médio, e que conseguiram obter nota da redação diferente de zero (0), poderão se inscrever no programa.