close

Fique atento por dentro dos possíveis temas para a Redação do Enem 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, ocorre sempre no final do ano, mas a preocupação com o seu desemprenho começa bem antes para milhões de estudante de todo país. E um dos principais dilemas envolvendo o exame é a Redação.

Para isso separamos aqui possíveis temas para a Redação do Enem 2017, assim você pode treinar mais e mais para tirar uma boa nota no final.

Mas antes, vamos relembrar aqui que a maioria dos temas das redações de anos anteriores tinha relação com algum tema ou assunto que estava em evidência nos últimos tempos. Por exemplo:


  • Religião – Sempre foi um assunto em evidência e alguns temas e redações de vestibulares.
  • Sexualidade – Além da discussão sobre o assunto, também conta a liberdade de escolha e o respeito a sexualidade no mundo.
  • Gênero – Outro tema que tem estado em destaque é sobre a troca de gênero.
  • Violência contra a mulher – Esse tema não precisa de muita apresentação, então seria interessante treinar sobre esse assunto.
  • Imigração/Migração – Além dos refugiados, temos também a imigração dentro do próprio país, saindo de uma determinada região e migrando para outras.
  • Terrorismo – Outro tema que tem destaque e que pode ser utilizado para o desenvolvimento de uma redação.
  • Corrupção – Com esse você pode treinar desde a corrupção na política, que é a mais evidente, mas também sobre pequenas corrupções do dia a dia.
  • Crise econômica no Brasil – Além da crise tem o desemprego e todos os outros fatores que podem estar ligados ao assunto, como a violência, a falta de recurso básico.
  • Mídias sociais – Aqui vai além das mídias mais populares como Facebook e Instagram, passando pela nova maneira do mundo se comunicar.
  • Novos campos de trabalho – Home Office – Com a crise surgem as possibilidades de se reinventar, e a maneira e locais de trabalho também estão mudando, assim como os tipos de empresas como Startups, que seriam resumidamente empresas de tecnologia.

O mais importante quando se trata de redação é a prática. Pesquise temas recorrentes em vestibulares e comece o quanto antes a elaborar. Aproveite professores e colegas na hora da correção e para esclarecimentos de dúvidas. Boa sorte e até a próxima!


Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo




Tags : Redação ENEM
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo


Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar