MEC avalia possíveis mudanças para o Enem 2017
Segundo Maria Inês Fini, presidente do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, deverão ocorrer mudanças no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, já em 2017. Essas possíveis mudanças ainda não estão definidas, mas se faz necessária, já que o Enem nunca foi planejado como um vestibular nacional, como é tratado hoje, e por isso seriam necessárias passar por uma nova avaliação e implicar em mudanças.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, já admitiu que ocorrerão mudanças tanto no ensino médio como no exame do Enem. Segundo ele, a crise econômica que passa o país, faz-se necessário a contenção de custos na elaboração do Enem.
O Enem, na sua criação, foi pensado unicamente para avaliação do desempenho educacional do país, mas vem se ampliando ao longo dos anos e hoje, é visto por milhões de candidatos, como um vestibular nacional. Ou seja, mudou a sua função, mas o método de aplicação continua o mesmo.
A ideia é que já em 2017 essas mudanças estejam implementadas, mas o ministro ressalta que ainda não será divulgada, pois está em estudo e avaliação.
O que muda com a nova proposta do Enem 2017?
Muitos estudantes que farão o exame em 2017 já estão preocupados com as possíveis alterações e em como serão impactados. As mudanças estão ligadas a estrutura em si da prova.
Estamos ligados nas novidades e assim que forem divulgadas qualquer informação importante a esse respeito, você ficará bem informado aqui no vocênoenem.
Divulgação das notas do Enem 2016
E para você que já realizou a prova neste ano de 2016 e está ansioso pela divulgação das notas, fique ligado que será liberado em 19 de janeiro de 2017. E com a sua nota, poderá se inscrever em programas do governo onde serão liberadas vagas em instituições de cursos superiores e técnicos, como o Prouni, Sisutec e Pronatec.
Além claro, das universidades que disponibilizam vagas remanescentes, onde você poderá concorrer a uma vaga naquele curso tão sonhado.
Gostou? Então compartilhe na sua rede social.
Até a próxima!
Márcia Rabelo