MEC divulga possíveis mudanças para o Enem 2017
Com a chegada de 2017, muitos alunos já estão se preparando para a prova do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, e além dos estudos é importante ficar atento às possíveis mudanças para o Enem 2017.
O MEC já havia adiantado no final do ano de 2016, a pretensão de mudanças na aplicação do exame e agora divulgou que há a possibilidade de ser aplicado no mesmo dia neste ano de 2017. Ou seja, invés de ser no sábado e domingo, a prova seria na mesma data, todas as disciplinas e a redação.
Ainda não há nenhuma mudança confirmada, pois além de ampla discussão sobre o assunto é importante a consulta referente o que será benéfico e eficaz para o programa.
Além destas mudanças, o governo também estuda a aplicação de provas mais exigentes, afinal o exame não teve sua origem como um vestibular nacional, como ser tornou de alguns anos para cá.
O Enem foi criado em 1998 com a intensão de avaliar o desenvolvimento do Ensino Médio no país, mas de lá para cá teve um aumento significativo de candidatos que utilizam deste meio para consegui ingressar no ensino superior.
Então se você é um possível candidato ao Enem 2017, fique ligado as notícias sobre as mudanças e esteja preparado para a realização do exame no final do ano.
Como posso utilizar a nota do Enem?
Como já foi mencionado no texto acima, o Enem hoje se tornou um vestibular unificado, ou seja, a concorrência é com todos os candidatos do país inteiro e isso tem proporcionado muitos jovens a ingressarem em instituições federais e particulares.
Veja aqui como você pode utilizar a sua nota do Enem 2016:
- Sisu – Concorrer a vagas em universidades públicas;
- Sisutec – Vagas em cursos técnicos;
- ProUni – Bolsas parciais ou integrais em universidades particulares;
- Bolsas de estudos – Além do ProUni, você pode concorrer a bolsas liberadas pelas próprias universidades particulares;
- Fies – Consegui o Financiamento Estudantil para o seu curso;
- Substituir vestibular – Algumas faculdades aceitam a nota do Enem, como Unip e Anhanguera;
- Estudar na Europa – Universidade de Coimbra, em Portugal;
- Ciência sem Fronteira – Intercambio através do programa do governo;
- Diploma do Ensino Médio – Você pode obter o certificado do Ensino Médio;
Viu, são muitos os benefícios do Enem, então fique ligado aqui no vocênoenem e tenha todas as novidades e notícias referente ao Enem 2017. Boa sorte, bons estudos e até a próxima!
Gostou? Então compartilhe na sua rede social!
Márcia Rabelo