Categorias: ENEM 2021

Plantão do Inep esclarece dúvidas sobre o Enem 2016

Plantão do Inep esclarece dúvidas de participantes sobre o Enem 2016

Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tenham qualquer dúvida a respeito das provas podem contar com a central de atendimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Responsável pela aplicação do exame, o Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação, preparou plantões com funcionamento diário, das 8h às 20h, para atender a todas as demandas dos participantes. As dúvidas podem ser tiradas também neste fim de semana e no feriado de Finados, em 2 de novembro próximo.

Basta o candidato ligar para 0800-616161.

Este ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal. No total, 8.627.195 de brasileiros farão as provas — é a edição com segundo maior número de inscrições confirmadas, superada somente pela de 2014, que registrou 8,7 milhões.

As provas, quatro objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada uma, e uma de redação, serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, serão testados os conhecimentos em ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com tempo total de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, com o tempo ampliado para 5 horas e 30 minutos, será a vez da redação e das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Na redação, é importante o candidato estar atento ao tema proposto e, principalmente, à forma de conduzi-lo. Assim como nas edições anteriores do Enem, serão anulados os textos que fugirem do tema, que desrespeitarem os direitos humanos, desobedecerem à estrutura dissertativo-argumentativa, tiverem extensão inferior ou igual a sete linhas, contiverem impropérios, desenhos ou partes desconectadas do tema proposto ou forem entregues em branco, ainda que haja texto na folha de rascunho. Em 2015, cerca de 10 mil redações receberam nota zero no exame por infringirem esses princípios.

Cartão de confirmação do Enem

Para acessar o cartão, que está disponível na Página do Participante, você deverá informar o seu CPF e a senha com a qual realizou a inscrição para poder consultar, salvar e/ou imprimir. Não se esqueça de acessar a Página do Participante e salvar o seu cartão de confirmação, pois ele não será enviado pelos correios, somente estará disponível pela internet. Assim você terá em mãos sempre todas as informações importantes sobre sua inscrição.

Informações importantes do cartão de confirmação:

– Seu número de inscrição no Enem
– Data, Horário e o Local onde você realizará o exame
– Indicação de atendimentos especializados, conforme descrito no ato da inscrição para o caso de necessidades especiais, gestantes, lactantes e etc.
– Opção da língua estrangeira que cairá na sua prova
– Solicitação de certificado, caso necessário

Deixe um comentário
Compartilhar
Tags: Provas

Posts Recentes

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

1 dia atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

4 semanas atrás

Medias de Notas do Enem 2020

Apesar das dificuldades de acessos relatadas por diversos candidatos, os resultados do Enem foram liberados… Leia mais

1 mês atrás

Divulgação dos Resultados do Enem 2020

O Inep, autarquia responsável pela elaboração e aplicação do Enem, confirmou nesta sexta-feira a divulgação… Leia mais

1 mês atrás

Provas e Gabaritos do ENEM 2020

Treinar com provas antigas do Enem pode ajudar a se acostumar com o estilo das… Leia mais

3 meses atrás

Abstenção recorde marca primeiro dia do Enem 2020

O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais

4 meses atrás