close

Veja o passo a passo do plano de estudo para as provas do Enem 2019

Com a definição das datas de inscrição e provas do Enem 2019, os candidatos precisam começar a preparação, afinal será exigido além de muita dedicação nos estudos, uma disciplina para ser aplicada durante esse período. Veja abaixo o passo a passo do plano de estudo para as provas do Enem 2019.

Com período de inscrição que vai de 06 a 17 de maio, o candidato terá que ficar atento também ao período que poderá solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, que será de 1º a 10 de abril. As provas estão marcadas para os dias 03 e 10 de novembro de 2019.

Veja o passo a passo do plano de estudo para as provas do Enem 2019

Tempo dedicado aos estudos para o Enem

Começamos pelo tempo que você poderá dedicar aos estudos. Disponibilize no seu dia o tempo para essa tarefa e não abra mão de estar em um lugar silencioso e onde não terá as tentações ao lado, como celular, redes sociais e afins. Liste tudo que você precisará fazer no seu dia, como exercícios físicos, escola, trabalho, refeições, entre outras, e organize o seu tempo.

Estar informado sobre tudo

A informação é primordial até mesmo para o entendimento de dados curriculares do ensino, quanto mais informado você for, mas facilmente terá compreensão dos assuntos relacionados as matérias que irão cair na prova. Sem falar, claro, que na prova também caem temas atuais. Leia, se informe, pesquise, mas é sempre importante alertar sobre as fontes e a veracidade das informações. Então, fique bem atentos as FAKE NEWS.


Praticar o que aprendeu

Você já deve ter ouvido em algum lugar que, quanto mais a gente externa o que sabe mais aprende. Então pratique aquilo que está estudando de maneira que vire uma normalidade a sua compreensão.

Escolher a sua melhor forma de aprender

Cada pessoa tem uma forma de aprender, ou seja, ouvindo, escrevendo, assistindo, etc, são os chamados:  aprendizes visuais, aprendizes auditivos, leitura/escrita e aprendizes cenestésicos.

  • Os Auditivos: Repetir o conteúdo oralmente; assistir os vídeos para ouvir, participar de discussões de grupos.
  • Os Visuais: Desenhar; copiar o que está lendo; tomar nota em forma de lista.
  • Os Cenestésicos: estudar em blocos de tempo; estudar em grupo; usar jogos de memórias.

Revisões periódicas do que foi estudado

O cérebro tem um período de armazenamento do que foi estudado e com o tempo, se não houver uma revisão, boa parte do conhecimento obtido será esquecido. Então revise sempre o material já estudado.

Exemplo: o conteúdo estudado sem revisão poderá ter uma perda de 90% em 3 meses. Se houver revisões periódicas de 3 vezes em 03 meses, a absorção do conhecimento é de 90%.




Tags : EnemProvas EnemRedação ENEM
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar