close

Saiba qual o período de inscrição para o Enem 2020

O Ministério da Educação antecipou algumas novidades para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 e, para quem já está de olho no processo seletivo do maior vestibular do país, a data de inscrição já tem uma previsão de libração. Saiba qual o período de inscrição para o Enem 2020 e conquiste a sua vaga para o ensino superior em instituições públicas e particulares.

Apesar da data ainda não estar oficialmente confirmada, a previsão é que ocorra entre os dias 04 e 15 de maio de 2020, após a liberação do pedido de isenção da taxa, que deve ocorrer em 20 de abril. Veja outras possíveis datas do Enem 2020:

  • Período de pedido de isenção da taxa: de 30 de março a 8 de abril de 2020
  • Resultado da isenção: 20 de abril de 2020
  • Prazo para inscrição: de 04 a 15 de maio de 2020
  • Divulgação dos locais de provas: outubro de 2020
  • Aplicação do Enem Digital: 11 e 18 de outubro de 2020
  • Aplicação do Enem tradicional: 01 e 08 de novembro de 2020
  • Divulgação dos resultados individuais: janeiro de 2021

Vale ressaltar que, apenas as datas de aplicações das provas do Enem Digital e do Enem Tradicional estão confirmadas, demais são estimativas do Inep.

Candidato isento do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020

Antes do período de inscrição quem for isento do pagamento da taxa de inscrição, mas não está automaticamente incluso no benefício, deve fazer a solicitação na página oficial do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. São isentos automaticamente do pagamento da taxa do Enem os alunos de escolas públicas que irão concluir os estudos no Ensino Médio em 2020. Demais candidatos devem fazer a solicitação durante o período mencionado, como os alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas privadas, porém com bolsa integral, e que tenham renda por pessoa menor ou igual a um salário mínimo, e os candidatos que sejam de famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa e inscrita no Cadastro único do Governo Federal.

O valor da taxa, para quem não for isento, não deverá ter alteração em relação ao ano anterior, ficando em torno de R$ 85. O candidato deve imprimir a GRU, Guia de Recolhimento da União, após a inscrição e realizar o pagamento dentro do prazo estipulado no documento. Somente após a confirmação desse pagamento é que será validada a inscrição, porém pagamentos feitos fora do prazo serão desconsiderados.

Tags : EnemInscrições EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários