Perguntas e Respostas sobre o Hora do Enem

Perguntas e Respostas frequentes sobre o Hora do Enem

O Ministério da Educação (MEC) lançou o dia 05 de abrial o portal “Hora do Enem“, uma plataforma online onde alunos poderão fazer simulados, fazer exercícios e assistir ao “MECflix“, uma biblioteca de videoaulas sobre os conteúdos que caem na prova. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em cerimônia no Palácio do Planalto. O conteúdo já está disponível no site oficial do programa.

Perguntas e Respostas

1 – O que é O Hora do Enem?

O Hora do Enem é um projeto pensado para que você, estudante que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio encontre uma forma de estudar que se encaixe com o seu perfil.

 

2 – O que eu vou encontrar na Plataforma de Estudo Hora do Enem?

Na Plataforma de Estudo Hora do Enem você encontrará um conteúdo completo de preparação para o Exame:

  • boletim de notícias diário com informações sobre o Enem;
  • programa televisivo: a cada dia, uma área do conhecimento vai ser o ponto de partida para dicas, entrevistas e muito conteúdo produzido por quem mais entende do Enem;
  • vídeo resoluções com questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores para você assistir e baixar;
  • videoaulas em que você poderá avaliar o conteúdo, comentar, compartilhar, classificar e curtir e
  • plataforma de estudo personalizada com planos de estudos, exercícios e simulados on-line.

 

3 – Como será o Boletim de TV – Dicas do Enem?

O Boletim com dicas do Enem tem caráter informativo e uma duração de até 2 (dois) minutos. Informará sobre todo e qualquer aspecto envolvendo o Enem, desde a sua organização e aplicação, até os aspectos de conteúdo das questões e orientações de todo tipo voltadas para os estudantes.

 

4  – Qual é o formato do programa de TV?

É um programa com 30 minutos de duração e exibição diária, de segunda a sexta-feira. No primeiro e no segundo blocos, o programa apresenta informações gerais sobre o ENEM, notícias e orientações, e comenta 2 questões do exame dos anos anteriores.  No terceiro bloco, um convidado é recebido no estúdio para ampliar a discussão do Enem para além dos conteúdos trabalhados nas provas. Pode-se convidar um professor, um orientador pedagógico, um gestor escolar, um especialista em educação, um dirigente ou mesmo um estudante – cada qual aportando a sua visão crítica do exame e a sua experiência pessoal.

 

5 – Quando os boletins e o programa serão exibidos na TV Escola?

Em maio o Boletim Hora do Enem e o Programa Hora do Enem com dicas, entrevistas e resoluções comentadas de questões de anos anteriores do Enem começam a ser exibidos na grade de programação da TV Escola.

 

6 – Em qual canal de TV eu posso assistir aos programas do Hora do Enem?

Você pode assistir pelo sinal aberto digital que já está disponível nas seguintes cidades:

  • Brasília – Canal 2.3
  • São Paulo – Canal 3.3
  • Rio de Janeiro – Canal 2.3

Pela parabólica em sinal analógico:

  • Polarização horizontal – Frequência 3770

Na TV por assinatura, pelas operadoras de satélite DTH (Direct-to-home) e Cabo que você pode consultar por aqui.

 

7 – Como Funcionam os simulados on-line?

O Geekie Games disponibilizará 4 simulados em 2016 para todos os alunos inscritos na plataforma. Os simulados contam com itens no formato Enem e nota TRI que pode ser comparada com a nota de corte do Curso e Faculdade escolhidos, bem como com a nota média do Brasil.

 

8 – Quais as datas dos simulados?

O 1º simulado será no dia 30 de abril, o 2º será no dia 25 de junho, o 3º dia 13 de agosto e o último será nos dias 8 e 9 de outubro.

 

9 – Como vai funcionar o dia do simulado?

Os simulados serão liberados apenas durante os seus respectivos dias. Ou seja, às 00:01 do dia 30 de Abril o 1º Simulado será liberado e você deverá entregar o seu simulado até às 23:59 do mesmo dia (respeitando o máximo de tempo permitido no simulado em específico e o horário limite de entrega).

 

10 – Onde eu posso fazer o simulado?

Você tem a opção de fazer o simulado da sua casa, da escola ou de onde quiser, desde que tenha acesso à internet. Poderá usar o computador, o celular ou o tablet.

Não se esqueça de checar as configurações mínimas de internet e software por aqui.

Se você não tiver acesso à internet, Universidades e Institutos Federais, instituições privadas e escolas estaduais de Ensino Médio vão ceder espaço para a realização do simulado.

Você poderá se inscrever para essas vagas após a inscrição para o simulado. Atenção, as vagas serão limitadas. 

11 – Quantas questões terão o simulado?

Os três primeiros simulados terão 20 questões por área de conhecimento, com um total de 80 questões cada um. O 4º simulado terá 45 questões por área de conhecimento, com um total de 180 questões seguindo o mesmo modelo do Enem.

 

12 – Quanto tempo tenho para fazer o simulado?

Você terá uma média de 3 minutos por questão – o mesmo tempo da prova oficial do Enem. Nos cadernos contendo 20 questões, o tempo total por caderno é de uma hora. Os três primeiros simulados, ambos com 4 cadernos de 20 questões, terão um tempo total de 4h. Nos cadernos de 45 questões (presentes apenas no 4º e último simulado), você terá um tempo de 2h e 15min por caderno. O tempo total nesse caso fica como no exame do Enem – 9h de prova.

Atenção: após iniciar cada um dos cadernos, ele não poderá ser pausado. Caso você não finalize os cadernos quando o tempo de prova se esgotar, as suas respostas preenchidas até aquele instante serão finalizadas automaticamente.

 

13 – Quando eu consigo visualizar minha nota do simulado?

Após finalizar os simulados, você receberá automaticamente um relatório indicando a sua nota TRI naquela prova e a comparação dessa nota com a do seu curso e faculdade escolhidos.

 

14 – A nota do simulado vale para o Enem?

A nota obtida no simulado NÃO é válida para o Enem. Apesar do alto nível de rigor que aplicamos na criação dos simulados, não podemos garantir que a nota exibida será a sua nota no exame Enem. Apenas use essa nota como um guia para avaliar como está a sua proficiência em uma dada área do conhecimento.

 

15 – O que é a plataforma de estudo adaptativo Geekie Games?

É uma plataforma de estudo que tem como objetivo auxiliar na preparação para o Enem. Nela você poderá estudar com Plano de Estudos personalizado, ter acesso a videoaulas, exercícios e simulados.

 

16 – Como faço para acessar a plataforma de estudo? O acesso é gratuito?

Se você é estudante do  último ano do ensino médio, o acesso a plataforma de estudo é gratuito. Para acessar a plataforma basta se cadastrar por aqui.

Caso você não seja estudante do último ano do ensino médio, mas quer conhecer o programa Hora do ENEM, você poderá acessar de forma gratuita o conteúdo do MECFlix (a partir de 30 de abril), a programação diária da Hora do ENEM nos canais de televisão e alguns recursos da plataforma de estudo, como os simulados e a sessão aulas.

 

17 – Eu sou concluinte do Ensino Médio. Por que eu deveria me cadastrar para utilizar a plataforma de estudos da Hora do Enem?

Uma vez cadastrado você possui uma série de ferramentas que não estão disponíveis para outros usuários. Por exemplo, você pode selecionar a instituição e  curso do seu interesse  e ver que nota do Enem você precisaria tirar para ser aprovado. Em seguida você pode testar os seus conhecimentos para avaliar o quão distante você está em relação aos seus objetivos. Após a realização dos simulados você terá acesso a um plano de estudos personalizado, focado nos desafios que você precisa superar para atingir seu objetivo.

 

18 – Eu sou concluinte do Ensino Médio. Por que eu deveria participar dos simulados?

Após a realização dos simulados você terá acesso a um plano de estudos personalizado, focado nos desafios que você precisa superar para atingir seu objetivo.

Com base no seu desempenho e no desempenho dos seus colegas, a sua escola e a Secretária de Educação de seu Estado receberão um relatório apontando os principais pontos que precisam ser reforçados. Dessa forma você e os professores de sua escola vão poder somar esforços garantir o sucesso no Enem.

 

 

Deixe seu Comentário

3 Comentários em "Perguntas e Respostas sobre o Hora do Enem"

avatar
Ordenar por:   mais novo | mais velho | mais votados
Andressq
Visitante

Qual é o nome do APP para a realização do simulado no smartphone?

Carla Sabóia
Visitante

Não consigo acessar ao simulado, aparece umas opções de linguas para eu aprender. Como faço?

Angela teixeira da silva
Visitante

Fui beneficiada a fazer a prova do enem como faço para saber mais

wpDiscuz

© 2017 vocênoenem Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account