close

Veja respostas para as principais dúvidas sobre a prova do Enem 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 será aplicado em todo o Brasil nos dias 5 e 6 de novembro. Faltando menos de uma semanas para o Enem, a equipe do vocênoenem selecionou as principais dúvidas sobre a prova do Enem 2016 e foi atrás das respostas, por meio dos canais oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).

Como posso saber meu local de prova?

O local de prova consta no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível na Página do Participante ou pelo Aplicativo do Enem.

No ato da inscrição, informei um município, mas durante o ano me mudei para outro estado ou município. Onde terei que fazer a prova do Enem 2016?

Mudanças do local indicado para a realização das provas foram possíveis somente no período de inscrições, logo não é possível fazer alteração.


O que acontece se o local de prova designado for longe da minha casa?

Confira com antecedência o local de prova e, se possível, compareça ao local para ter uma ideia de quanto tempo levará, a fim de não se atrasar. Não é possível alterar o local indicado para a realização do Exame.


Que documento preciso levar no dia da prova do Enem 2016?

Segundo o edital, é obrigatória a apresentação de documento de cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Posso apresentar fotocópia (xerox) do documento?

Não. Somente os documentos de identificação originais (com foto) são aceitos para realização das provas do Enem 2016.


E se meus documentos tiverem sido roubados ou extraviados?

O Participante que não tiver o documento de identificação original, com foto, no dia do Exame, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, deve apresentar Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial com data de, no máximo, 90 dias anteriores à realização da primeira prova. Ele será encaminhado à identificação especial, que compreende a coleta de dados e da assinatura do Participante em formulário próprio e, assim, poderá realizar a prova.

Preciso conferir o nome e o número de inscrição no caderno de prova?

Sim. É responsabilidade do Participante, ler e conferir os dados registrados nos cartões-resposta, na folha de Redação, na lista de presença e nos demais documentos do Exame. O Participante também deve marcar no Cartão-Resposta a cor do caderno de questões e transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões. Se seus dados não estiverem corretos, você deve notificar o chefe de sala.


Como devo me vestir no dia da prova? Posso ir de short? Posso usar chinelos?

Use uma roupa confortável. Short, bermuda ou chinelos são permitidos.


Qual caneta posso utilizar para fazer a prova?

O Participante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Posso usar algum outro material, como lápis, celular e calculadora?

Não. De acordo com o edital, o Participante não pode: portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações nem dispositivos eletrônicos. São vedados: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, receptores ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Tampouco é permitido portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte.

Posso utilizar boné, relógio, celular?

Não é permitido utilizar óculos escuros, relógios, nem artigos de chapelaria – boné, chapéu, viseira, gorro e similares.



O que faço com meu celular e outros equipamentos?

O Participante deverá guardar, antes do início do Exame, em embalagem porta-objetos fornecida na sala de prova, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros objetos proibidos. A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada e mantida embaixo da carteira do Participante até o final das provas.

Posso levar comida e água?

Sim e os mesmos serão revistados.

De quanto tempo disponho para responder às questões?

No primeiro dia de provas (05 de novembro), você tem quatro horas e trinta minutos para responder às questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia de provas (06 de novembro), serão cinco horas e trinta minutos – uma hora a mais que no primeiro dia – para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e elaborar uma Redação. No segundo dia, também é feita a prova de Língua Estrangeira, segundo a opção feita pelo Participante no momento da inscrição no Enem.


Depois de quanto tempo posso sair do local de provas?

A saída definitiva dos locais de provas está autorizada após duas horas do início do Exame.


Posso levar o caderno de questões para casa?

O Participante tem que esperar até 30 minutos antes do término da prova para levar o caderno de questões para casa.

Posso alterar o local da realização do exame?

Não. O município para a realização da prova foi escolhido pelo candidato no momento da inscrição e o local foi definido pelo consórcio contratado, levando em conta o endereço do candidato informado no ato da inscrição.


Posso alterar dados cadastrais?

Os candidatos poderão corrigir eventuais erros de cadastro no dia da prova, por meio de um formulário específico que será entregue pelo fiscal.

Posso alterar a língua estrangeira escolhida?

Não. Os candidatos escolheram, no momento da inscrição, a prova de língua estrangeira que farão no dia do exame, entre inglês e espanhol. Essa escolha não poderá ser modificada.


HORÁRIOS

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília), sendo proibida a entrada do Participante após o fechamento dos portões. A aplicação das provas terá início às 13h30min (horário oficial de Brasília), em todas as unidades da Federação. A partir das 13h os Participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o início da aplicação, que será às 13h30min, após procedimento de segurança, sob pena de eliminação do Exame.




Tags : Enem
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar