close

Veja aqui dicas e passo a passo da Redação do Enem 2016

Faltam apenas 8 dias para a tão esperada maratona do Enem 2016 e a redação com certeza é a parte mais temida desse exame, afinal ela é responsável por muitas notas baixas e também pela diferença da nota boa final de muitos candidatos. No ano passado apenas 104 alunos tiveram a nota máxima na redação, entre os mais de 5,6 milhões de candidatos. Então realmente é algo a ser considerado e para quem sabe você se encaixar nestes casos este ano, vamos tentar auxiliá-los nesta etapa.

E para você começar bem, vamos pela etapa do que NÃO pode fazer na Redação do Enem:

  • Não atender ao que foi solicitado ou outra estrutura de texto;
  • Entregar sem texto escrito, ou seja, em branco;
  • Entregar a redação com até 7 linhas de texto;
  • Desenhos propositais de anulação;
  • Desrespeitar os direitos humanos;
  • Texto desconectado do assunto proposto.

A parte do português deve ser levada a sério do início ao fim, afinal escrever de forma correta é o mínimo numa redação. Então quando terminar, volte, leia e releia tudo novamente para identificar alguma palavra repetida de forma desnecessária, verificar a concordância verbal, o plural correto das palavras, enfim, tudo que você não percebeu na hora que estava escrevendo, isso é normal.

Cuidado para não fugir do tema proposta na redação, isso zera a sua nota. Então antes de começar a escrever, faça um breve planejamento do que deseja falar em cada parte, na introdução, no desenvolvimento e na conclusão. E na hora de passar a limpo, preste um pouco mais de atenção para não passar nenhum erro despercebido.

O que revisar para a prova do Enem 2016

A revisão vai depender de pessoa para pessoa, pois cada um tem as suas dificuldades e facilidades particulares. Mas tema algumas matérias que merecem uma atenção especial, claro. Utilize aqueles resumos, anotações, lembretes que você fez durante o estudo, pois isso vai ajudar a lembra do assunto e da matéria. Se você ainda tiver um tempo livre resolva as provas anteriores, isso ajuda muito, mesmo sendo outras perguntas, mas vai te dar uma dimensão dos assuntos que caem na prova.

Aplicativos para o Enem 2016

Nessa época tecnológica em que vivemos hoje, é claro que seriamos ajudados por ela na hora de estudar também. Os aplicativos para o Enem 2016 são muito úteis principalmente na hora de fazer simulados e você vai encontrar vários deles na internet.

Aproveite estes últimos dias para praticar e se atualizar ainda mais. E se você não é o tipo de pessoa que gosta de saber sobre das notícias de política, economia, assuntos do mundo, é melhor começar a ver o noticiário, pois estes tipos de assuntos tendem a cair no Enem.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Tags : Redação ENEM
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários