Os estudantes que têm dúvidas sobre como fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 podem consultar um passo a passo com orientações detalhadas que o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na internet. As dicas estão na página do Enem.
No passo a passo os candidatos vão encontrar orientações sobre como preencher as informações referentes à situação escolar de quem já concluiu o ensino médio e quem ainda está cursando essa etapa, assim como sobre como fazer a opção de idioma da prova de língua estrangeira, escolher o município onde quer prestar o exame e informar os dados socioeconômicos. Também há explicações para ajudar o candidato que precisa de atendimento diferenciado nos dias da prova.
Leia o edital com atenção, seus anexos e os atos normativos neles mencionados, para certificar-se de que aceita todas as condições nele estabelecidas e de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no Enem 2016.
Fique atento ao período de inscrições. Você pode se inscrever no Enem 2016, exclusivamente pela internet, das 10h do dia 9 de maio de 2016 às 23h59 do dia 20 de maio de 2016.
Mantenha seus dados de contato (e-mail e telefone) atualizados. O Inep poderá enviar informações importantes sobre o exame. As comunicações são feitas pelos contatos informados na inscrição.
Qualquer alteração nos dados cadastrais, opção de cidade de provas ou de língua estrangeira serão permitidas apenas durante o período de inscrição.
Se você precisar de atendimento especializado e/ou específico, nos dias de realização do exame, lembre-se de fazer a solicitação no ato da inscrição.
IMPORTANTE
Os participantes que necessitarem de atendimento especializado para autismo, dislexia, déficit de atenção, discalculia, deficiência intelectual ou outro atendimento deverão enviar documento comprobatório, no qual conste o CID-Cadastro Internacional de Doenças, por meio da Página do Participante, de 1º a 8 de junho de 2016.
Nome Social
Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital, de 9 a 20 de maio. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível on-line, preenchido, entre os dias 1º e 8 de junho próximo, pelo sistema, na Página do Participante.
O valor da taxa de inscrição para o Enem 2016 é de R$ 68,00 (sessenta e oito reais) e poderá ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, até o dia 25 de maio.
A Guia de Recolhimento da União (GRU) deverá ser gerada no sistema de inscrição, na Página do Participante.
Quem concluirá o ensino médio no ano letivo de 2016 e estiver matriculado na rede pública de ensino, terá direito à isenção automática na inscrição do Enem 2016.
Se o interessado não for concluinte de escola pública, mas se enquadrar nos termos do Art. 4º do Decreto 6.135, de 26 de junho de 2007, ou atender aos requisitos contidos nos incisos I e II, do parágrafo único, Art. 1º, da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, poderá declarar carência e ser isento da taxa de inscrição do Enem 2016.
IMPORTANTE
O participante que obteve isenção da taxa de inscrição no Enem de 2015 e que não compareceu aos dois dias de provas não terá direito à isenção para a edição de 2016.
Aqueles que têm justificativa(s) deverão apresentá-la(s) no sistema de inscrição, para análise do Inep.
O cartão de confirmação de inscrição estará disponível para impressão na Página do Participante.
No cartão de confirmação, estarão contidas as seguintes informações:
– Número de inscrição;
– Data, hora, local de realização das provas;
– Indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou específico(s), devidamente solicitado(s) no ato da inscrição, quando for o caso;
– Opção de língua estrangeira;
– Solicitação de certificação.
Para obter o cartão, o participante deverá acessar o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante ou o aplicativo do Enem, que será disponibilizado em breve.
IMPORTANTE
Para acessar a Página do Participante, é preciso informar CPF e senha.
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.
Confira os dias da prova:
5 de novembro de 2016 (sábado)
– Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); e
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
Tempo para a prova: 4h30
6 de novembro de 2016 (domingo)
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
– Redação; e
– Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30
Os portões de acesso abrirão às 12h e fecharão às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário oficial de Brasília), já que será proibida a entrada após o fechamento dos portões.
Depois que os portões fecharem, às 13h, uma série de procedimentos de segurança será realizada e as provas terão início às 13h30.
IMPORTANTE!
– Verifique com antecedência, na página do participante, a validação da inscrição e o local de realização das provas.
– Faça o trajeto até o local com antecedência e evite atrasos no dia da aplicação.
O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, informou através de nota… Leia mais
As bolsas são de 50% ou 100% para candidatos com renda familiar de até 3… Leia mais
O ProUni terá as inscrições abertas entre os dias 12 e 15 de janeiro de… Leia mais
O Inep liberou na última terça, 05, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem… Leia mais
O ano novo mal começou e já temos compromissos com as conquistas programadas para ele,… Leia mais
Deixe um comentário