close

Saiba o passo a passo para fazer a inscrição para o Encceja 2019

Falta menos de uma semana para dar início as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, que começará no dia 20 e irá até o dia 31 de maio. Saiba o passo a passo para fazer a inscrição para o Encceja 2019.

O objetivo do Encceja é proporcionar a jovens e adultos que não conseguiram finalizar seus estudos na idade apropriada a obter a Cerificação dos Ensinos Fundamental e Médio. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 25 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio.

Saiba o passo a passo para fazer a inscrição para o Encceja 2019

Como se inscrever no Encceja 2019

O passo a passo da inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é simples, basta acessar o site da Página do Participante do Encceja 2019, digitar o CPF e data de nascimento, escolher a imagem correspondente e cadastrar uma senha para acessos futuros.


  1. Entrar na página oficial
  2. Clique na opção “inscrições” no menu
  3. Preencha o formulário e insira seus dados pessoais
  4. Indique o nível para quem deseja a certificação (Fundamental ou Médio)
  5. Crie uma senha de acesso
  6. Ao final o candidato vai ver a mensagem “Inscrição Concluída”

O acesso a Página do Participante, para verificar o local de provas, por exemplo, deve ser feito com o CPF e a senha cadastrada na inscrição.


Quem pode participar do Encceja 2019

Qualquer pessoa que está em idade acima do apropriado para finalizar os estudos poderá se inscrever para o exame desse ano. São eles:

  • Certificado do Ensino Fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade, completos na data da prova
  • Certificado do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos

Quando será aplicada a prova do Encceja 2019

A prova do Encceja 2019 será plicada no dia 25 de agosto em todos os estados e Distrito Federal, tanto para o Ensino Fundamental como Médio.


Como saber o local onde fará a prova do Encceja 2019

O local onde cada participante irá fazer a prova será divulgado no mês de agosto, antes do dia do exame, e para saber o endereço, é fundamental o acesso a Página do Participante para visualizar o Cartão de Confirmação do Encceja, onde constará o local exato para fazer a prova.

Como recuperar a senha do Encceja 2019

Caso o candidato esqueça a senha de acesso à Página do Participante do Encceja, poderá recuperar através do mesmo sistema, acessando a Página do Participante, fornecendo o CPF, clicar em “Esqueci minha senha”, responder o desafio e clicar em “Enviar nova senha por e-mail”.  Caso não tenha e-mail, poderá clicar em “Enviar nova senha por SMS”.


IMPORTANTE:

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas não emite certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência. Essa tarefa é das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação parceiros do Inep. Durante a inscrição você precisa escolher em qual Instituição Certificadora será mais fácil solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados




Tags : EnccejaInscriçãoProva do Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo


Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar