close

Entenda como funciona o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020

Os candidatos que desejam participar do Enem 2020, já devem começar a se programar para dar o ponta pé inicial com as inscrições que começam já no dia 11 de maio. E muitos devem ficar ligados nos procedimentos para validar a sua inscrição, entre eles, o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020, para quem não é isento.

Independentemente da versão que for fazer, seja Impresso ou Digital, o candidato que não estiver dentro dos critérios de isenção, deverá pagar o valor de R$ 85, referente a taxa cobrada via GRU, Guia de Recolhimento da União. Os candidatos que se enquadrarem em um dos perfis abaixo, estará isento do pagamento da taxa do Enem 2020, no valor de R$ 85.

  • Estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
  • Tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Ou declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

IMPORTANTE: Segundo consta no Edital do Enem 2020: 4.8.1 Se for constatado que o participante declarou informações falsas ou inexatas, conseguindo uma isenção indevida, ele será eliminado do Exame, a qualquer tempo, e deverá ressarcir ao erário os custos referentes à taxa de inscrição. Poderão também ser aplicadas outras penalidades previstas em lei.

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020

Os candidatos terão entre os dias 11 e 28 de maio de 2020 para realizar o pagamento da taxa de inscrição do Enem, porém recomenda-se não deixar para o último dia, a fim de evitar problemas com a compensação bancária.

OBSERVAÇÃO: O horário bancário é considerado até as 16h, e existe o risco dos pagamentos realizados após esse horário, só sejam compensados no dia seguinte, o que caracterizaria pagamento fora do prazo e inválido. Ou seja, não deixe para último dia, mas se não tiver outra maneira, que realize dentro do horário de compensação.

O pagamento poderá ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários. Caso não seja confirmado dentro do prazo estipulado pelo edital, a inscrição não será efetivada, impossibilitando a realização do exame que será realizado no mês de novembro, sendo nos dias 01 e 08 para o Enem Impresso, e nos dias 22 e 29 para o Enem Digital.

Tags : EnemEnem DigitalInscrições EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários