Entenda o que é o Sisu e para que ele serve
O Sisu, Sistema Unificado de Seleção, é um sistema criado pelo Governo Federal onde as Universidade Publicas oferecem vagas para os candidatos que fizeram o Enem. Então vamos ajuda-los a entender o que é o Sisu e para que ele serve.
Nele, você pode escolher até duas opções de cursos, e se inscrever na instituição de sua preferência que esteja fazendo parte do projeto. A seleção é feita com base na nota tirada no Enem, ou seja, quanto maior a sua nota mais chance de entrar na universidade que deseja.
Para se candidatar a vaga, você precisa se inscrever na página do Sisu, pela internet, e não há cobrança de taxa.
A divulgação das vagas é feita no início de cada semestre letivo, ou seja, no início e no meio do ano. Após a primeira chamada, caso não tenha sido selecionado, você pode aguardar a segunda chamada.
Após ser selecionado pela universidade, você deve comparecer a instituição para efetuar a sua matrícula. A divulgação das instituições participantes é feita na página do próprio Sisu em cada processo de seleção.
As notas de cada matéria influenciam na seleção dos candidatos, ou seja, se você optar pela área de física, a sua nota em Ciências da Natureza será decisiva.
Lembrando que para efetuar o cadastro no Sisu, você deverá informar o seu número de inscrição do Enem e a senha.
Instituições que participam do Sisu
A participação das instituições no Sisu é divulgada na liberação do cadastro, ou seja, no início de cada semestre. As instituições são públicas, podendo ser estadual ou federal.
Após a divulgação, você escolhe a sua e também o curso que deseja, lembrando que podem ser até 02. Os cursos escolhidos podem ser alterados quantas vezes quiser enquanto estiver na disputa pela seleção. As vagas são liberadas após a seleção de vestibular de cada instituição.
Escolhendo a sua Faculdade no Sisu
Na hora da escolha da instituição, você deve levar em consideração a concorrência, o local, pois será considerada na ordem que você escolher.
Por exemplo, escolha no primeiro curso aquele que você tem mais certeza, assim como a universidade. É importante verificar o corte de notas de cada universidade, pois ele varia e isso pode ser decisivo na sua seleção ou não.
Analisar as opções e ver o que realmente deseja é o mais importante, pois essa decisão será responsável pelo seu futuro acadêmico. Tenha calma e busque referencias das instituições em jornais, artigos e noticiários para que ela seja de fato, a mudança que você espera na sua vida.
Gostou? Então compartilhe na sua rede social!
Márcia Rabelo