close

O que é e quais são os critérios do ProUni?

O ProUni (Programa Universidade para Todos) do Ministério da Educação (MEC), foi criado pelo Governo Federal para ajudar na inclusão de alunos no ensino superior dando bolsas de 50% até 100% em instituições particulares. Para isso a renda máxima familiar deve ser de até 3 salários mínimos.

Para concorrer a vaga, o aluno deve ter realizado o Enem, com nota mínima de 400 na média e não zerar na Redação. O aluno deve ter concluído o ensino médio em escolas públicas e não ter diploma de nível superior.

Para se inscrever no ProUni, o candidato deve ter o número do cartão do Enem 2016 e senha. Para saber as instituições participantes da seleção, você deve acessar o site do ProUni. Escolhe até duas instituições, dois cursos e turno de acordo com o seu perfil.


Após a inscrição no ProUni, o candidato passará pela seleção, que contará com a nota do Enem, ficando apenas com uma opção de curso de acordo com a disponibilidade. 


O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, com o intuito primeiramente de análise do ensino no país. Posteriormente, tornou-se um dos principais recursos de grande parte dos jovens para ingressar na universidade. As provas são realizadas em duas etapas, sempre próximo ao final do ano.


No primeiro dia, realiza-se a prova nas áreas de:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

No segundo dia, as áreas de conhecimentos são:


  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da informação e Comunicação),
  • Matemática e suas Tecnologias (Matemática)
  • E a Redação.

As provas do Enem têm ao todo são 90 questões no primeiro dia, 90 questões no segundo dia e mais a redação. Com tempo de duração de 4h30m no primeiro dia e 5h30m no segundo dia. Organize-se, estude e boa sorte!


Gostou? Compartilhe na sua rede social.

Márcia Rabelo.



Tags : ProUni
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo


Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



3
Deixe seu Comentário

avatar
3 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
3 Autores de comentários
camillaDiana@Istefany Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
camilla
Visitante
camilla

por quê o número do cartão do Enem 2015 ?

Diana
Visitante
Diana

Diploma de tecnólogo conta como curso superior ou eu posso me inscrever no prouni?

@Istefany
Visitante
@Istefany

Por que número do cartão do Enem 2015?
Não entendi. ?