close
Cursos

O que diferencia os cursos Técnico, Graduação e Tecnólogo

Na hora de escolher um curso superior sempre temos a dúvida do que fazer, não é mesmo. Mas qual a diferença entre os cursos Técnico, Graduação e Tecnólogo? Pensando neste esclarecimento, nós do vocênoenem separamos aqui algumas explicações sobre o que diferencia esses cursos. Vamos lá:

  • Curso Técnico – O curso técnico é aquele de nível médio, que propõe uma capacitação ao aluno mais voltada pata o setor produtivo, ou seja, a prática é abordada desde o início do curso. Além de ser um ótimo início de capacitação também tem a vantagem de ser mais rápido.

Exemplos de áreas de Cursos Técnicos: Ambiente, Saúde e Segurança, Apoio Educacional, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais.

  • Curso de Graduação – O curso de graduação é uma formação superior completa, ou seja, especializada e aperfeiçoada numa determinada área. Nos cursos de graduação o estudante pode optar por Bacharelado, Licenciatura ou tecnólogo. Além de profissões regulamentadas pelo Estado, por exemplo Administração, Arquitetura, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Veterinária

Exemplos de áreas de Cursos de Graduação: Informação, Biologia, Geografia, Física, Química, Letras, Economia; a campos das artes como Artes plásticas, Artes cênicas, Design; ou a formações profissionais de perfil generalista como Engenharia Civil, Direito, Medicina, Administração de empresas, Jornalismo.

  • Curso Tecnólogo – No curso tecnológico é como se fosse uma habilitação de mão de obra. E eles valem como curso superior, tendo duração menor que o bacharelado, fica entre 02 e 03 anos. Esses cursos tem um foco direcionado para a área escolhida de especialização.

Exemplos de áreas de Cursos Tecnólogos: Tecnólogo em Eletrônica, Eletroeletrônica, Telemática, Mecatrônica, Gestão Tributária, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Construção Civil, Química Agroindustrial, Citotecnologia, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Marketing, Logística etc.

Agora é só escolher o que mais se adequa a sua atual situação, seja econômica ou porque ainda não está totalmente certo do que fazer. Uma coisa é certa, a sua dedicação na área que deseja atuar é fundamental para ter o diferencial que o mercado está a procura. Seja ele qual for, o mais importante é se identificar com o curso e área. Então, boa sorte e até a próxima!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Tags : Cursos
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários