Categorias: Cursos

O que diferencia os cursos Técnico, Graduação e Tecnólogo

Qual a diferença entre os cursos Técnico, Graduação e Tecnólogo?

Na hora de escolher um curso superior sempre temos a dúvida do que fazer, não é mesmo. Mas qual a diferença entre os cursos Técnico, Graduação e Tecnólogo? Pensando neste esclarecimento, nós do vocênoenem separamos aqui algumas explicações sobre o que diferencia esses cursos. Vamos lá:

  • Curso Técnico – O curso técnico é aquele de nível médio, que propõe uma capacitação ao aluno mais voltada pata o setor produtivo, ou seja, a prática é abordada desde o início do curso. Além de ser um ótimo início de capacitação também tem a vantagem de ser mais rápido.

Exemplos de áreas de Cursos Técnicos: Ambiente, Saúde e Segurança, Apoio Educacional, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais.

  • Curso de Graduação – O curso de graduação é uma formação superior completa, ou seja, especializada e aperfeiçoada numa determinada área. Nos cursos de graduação o estudante pode optar por Bacharelado, Licenciatura ou tecnólogo. Além de profissões regulamentadas pelo Estado, por exemplo Administração, Arquitetura, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Veterinária

Exemplos de áreas de Cursos de Graduação: Informação, Biologia, Geografia, Física, Química, Letras, Economia; a campos das artes como Artes plásticas, Artes cênicas, Design; ou a formações profissionais de perfil generalista como Engenharia Civil, Direito, Medicina, Administração de empresas, Jornalismo.

  • Curso Tecnólogo – No curso tecnológico é como se fosse uma habilitação de mão de obra. E eles valem como curso superior, tendo duração menor que o bacharelado, fica entre 02 e 03 anos. Esses cursos tem um foco direcionado para a área escolhida de especialização.

Exemplos de áreas de Cursos Tecnólogos: Tecnólogo em Eletrônica, Eletroeletrônica, Telemática, Mecatrônica, Gestão Tributária, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Construção Civil, Química Agroindustrial, Citotecnologia, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Marketing, Logística etc.

Agora é só escolher o que mais se adequa a sua atual situação, seja econômica ou porque ainda não está totalmente certo do que fazer. Uma coisa é certa, a sua dedicação na área que deseja atuar é fundamental para ter o diferencial que o mercado está a procura. Seja ele qual for, o mais importante é se identificar com o curso e área. Então, boa sorte e até a próxima!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Deixe um comentário
Compartilhar
Tags: Cursos

Posts Recentes

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

5 dias atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

1 mês atrás

Medias de Notas do Enem 2020

Apesar das dificuldades de acessos relatadas por diversos candidatos, os resultados do Enem foram liberados… Leia mais

1 mês atrás

Divulgação dos Resultados do Enem 2020

O Inep, autarquia responsável pela elaboração e aplicação do Enem, confirmou nesta sexta-feira a divulgação… Leia mais

1 mês atrás

Provas e Gabaritos do ENEM 2020

Treinar com provas antigas do Enem pode ajudar a se acostumar com o estilo das… Leia mais

3 meses atrás

Abstenção recorde marca primeiro dia do Enem 2020

O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais

4 meses atrás