Categorias: Enem

Novo acordo ortográfico será cobrado no Enem

O novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa será cobrado, pela primeira vez, no ENEM deste ano. Veja as principais mudanças.

Essa é a primeira vez que as novas normas ortográficas serão cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece nos dias 5 e 6 de novembro.

Assinado em 1990 pelos países membros da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras de escrita do idioma, o tratado foi ratificado pelo Brasil em 2008, com implementação sem obrigatoriedade em 2009. Deveria estar valendo oficialmente desde 2013, mas, para facilitar a adaptação das pessoas, o governo adiou as mudanças para 1º de janeiro de 2016.

Agora, não dá mais para adiar. São, basicamente, mudanças em seis pontos: no alfabeto, acentos agudos, acentos diferenciais, circunflexos, hifenização e no trema.

Você já está preparado para escrever sua redação de acordo com as mudanças? Está com dúvidas sobre o que estudar? Vamos ajuda você a entender as novas regras e garantir sua vaga no ensino superior. Confira:

O que é o novo acordo ortográfico?

O novo acordo ortográfico que será cobrado no Enem deste ano não é novidade. Ele foi assinado em 1990 pelos países membros da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), ratificado no Brasil em 2009 e teve inicialmente a implementação prevista para 2013.

Apesar disso, o governo brasileiro optou, à época, por adiar a implementação obrigatória para 1º de janeiro de 2016. Ou seja, agora não tem mais jeito. É oficial e os alunos que desejam conquistar boas notas no Enem devem se adequar às mudanças.

Principais mudanças do novo acordo ortográfico

Para facilitar a compreensão e para você ver que as coisas não mudaram tanto assim, a People separou as principais mudanças:

No alfabeto

Antes o nosso alfabeto oficial possuía 23 letras. Agora com o acréscimo do “k”, “w” e “y” temos um total de 26 letras.

Acento Circunflexo

Os verbos “ler”, “crer”, “ver” e suas derivações perderam o acento quando conjugados na terceira pessoa do plural. Por exemplo, antes era “vêem”, agora é “veem”; antes era “crêem”, agora é “creem”. E assim por diante. Outra mudança importante é o fato de que não existe mais acentuação circunflexa em palavras terminadas em “oo”. Por exemplo, antes era “vôo” e agora a escrita correta é “voo”.

Acento agudo

A mudança nos acentos agudos é um pouquinho mais complexa, mas nada de pânico! O acento não existe mais no caso dos ditongos abertos, ou seja, quando duas vogais encontram-se em uma mesma sílaba, como por exemplo “ei” e “oi”, das palavras paroxítonas (em que a sílaba com mais intensidade é a penúltima. Por exemplo, antes era “assembléia” e agora é “assembleia”.  Antes era “colméia” e agora “colmeia” e assim por diante.

Trema

O trema, aqueles dois pontinhos como na palavra “cinqüenta”, por exemplo, não existe mais. Apesar disso, a pronúncia das palavras não mudou!

Acento diferencial

Essa acentuação era responsável por diferenciar palavras que são pronunciadas da mesma maneira. Por exemplo, antes era “pára” (verbo) e “para” (preposição). Agora ambos são escritos sem acento. Mas, atenção! Existem duas exceções para essa regra:

1- Pôr (verbo) ainda deve ser acentuado

2- Pôde (verbo conjugado no passado) também mantém o acento, para não ser confundido com pode (verbo no presente).

Hífen

O hífen deixou de existir nas palavras cuja segunda parte é iniciada em “s” ou “r”. Por exemplo, antes era “contra-regra” e agora é “contraregra”. Mas, mais uma vez preste muita atenção, pois essa regra também possui duas exceções:

Quando a primeira palavra termina em “r”, como por exemplo em “super-residente”, o hífen é mantido.

Quando a primeira parte da palavra termina com vogal e a segunda parte da palavra começa com vogal. Por exemplo, “auto-estrada”.

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Prazo para envio de foto do Enem foi prorrogado

Após diversas reclamações de problemas para carregar a foto no site do Exame Nacional do… Leia mais

3 dias atrás

Mais de 500 mil inscritos no Enem 2020 são treineiros

Dos mais de 5,7 milhões de inscritos para o Enem, mais de 500 mil são… Leia mais

1 mês atrás

Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A… Leia mais

4 meses atrás

Já escolheu as datas do Enem 2020?

Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o Enem, o Inep lançou… Leia mais

4 meses atrás

Enquete Enem 2020: Novas Datas do Enem 2020

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já têm disponível as datas… Leia mais

4 meses atrás

Enquete do Enem será entre 20 e 30 de junho

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, confirmou a realização da… Leia mais

4 meses atrás