close

Não percam a nova data para realização da prova do ENCCEJA

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) foi criado para abrir oportunidades excelentes, pois os interessados em adquirir seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, não precisam estar presentes em sala de aula frequentemente. O que não significa que será fácil prestar o ENCCEJA, pois exige muito tempo de estudo e muito interesse dos candidatos. E este ano o exame será realizado em outubro, mas atenção para nova data de realização da prova do ENCCEJA 2017.

As inscrições para o ENCCEJA Nacional 2017 começaram dia 7 de agosto e vão até o dia 18 de agosto de 2017. As provas serão realizadas no dia 19 de novembro de 2017 e serão aplicadas em 564 localidades em todo o Brasil.

As pessoas que conseguem concluir seus estudos em idade adequada têm a vantagem de tirar suas dúvidas com seus professores. O candidato participante do ENCCEJA deve se esforçar muito e procurar auxílio caso haja dúvidas nas matérias a serem estudadas. Uma dica bacana é você estudar com alguém que tenha conhecimento sobre as matérias e simular algumas provas. Pesquise se informe de todos os meios possíveis, ocupe todo seu tempo empenhado em adquirir mais informações.

Saiba o que levar no dia da prova do Enem 2017

Para passar nas provas do ENCCEJA só vai depender de você. Não existe outra maneira a não ser estudar e aprender a respeito do que é pedido. Por isso não perca tempo e vá em busca de seu sonho. Muitas pessoas não conseguem ser aprovadas mais o importe é não desistir.

Para participar do ENCCEJA é preciso ter no mínimo 15 anos completos até a data da realização da prova, para quem busca certificação do Ensino Fundamental e ter no mínimo 18 anos completos para quem busca a certificação do Ensino Médio.

As provas do ENCCEJA 2017 serão compostas por 30 itens de múltipla escolha e para obter o certificado ENCCEJA o participante deve acertar pelo menos 50% das alternativas em cada área, inclusive na redação. No total, serão 120 questões e mais a redação.

Uma dúvida que surge frequentemente é relacionada á necessidade de fazer a prova de Ensino Fundamental para depois fazer o exame pensando no Ensino Médio. Todos os interessados em garantir o certificado do Ensino Médio desde que já tenham 18 anos podem fazer apenas as provas relacionadas a esta etapa.

Para o certificado de Ensino Fundamental as provas são estruturadas com as matérias:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e uma proposta de redação.

Já para o certificado de Ensino Médio as provas são com base em:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Todas essas áreas do conhecimento do Encceja foram escolhidas a partir do currículo da Base Nacional Comum – seguindo de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Essas disciplinas podem sofrer mudanças no Encceja 2017. Fiquem atentos aos editais, dúvidas acesse nosso site. Boa prova!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende

Tags : Encceja
Elaine Galan

Autor (a) Elaine Galan

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50.

guest
7 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
claudia
claudia
2 anos atrás

boa tarde alguem sabe informar onde sera divulgado os nomes e lugares ta todo mundo perdido gente por favor mais informaçoes ai OS LUGARES TEM MAIS E AS SALAS E AS ESCOLAS QUE VAO SER FEITAS AS PROVAS

Redação
Admin
Redação
2 anos atrás
Responder a  claudia
Carlos
Carlos
3 anos atrás

Não sei ainda onde devo me apresentar no dia da prova. Em nenhum local eu encontro os endereços de onde devo fazer a prova. estou perdido.

gabriel
gabriel
3 anos atrás

Ate hoje não chegou nada falando onde eu devo fazer a prova, alguém pode ajuda?

taiane
taiane
3 anos atrás

No canal termine seus estudos no Youtube eles estão ensinando e também tem as apostilhas disponível pelo encceja

Vers
Vers
3 anos atrás

Estou um pouco confusa ao que estudar
Alguem pode me ajudar?

ALCEU TOTTI SILVEIRA
ALCEU TOTTI SILVEIRA
3 anos atrás

Gostei muitíssimo da proposta, meu filho vai ser um candidato em 2018.
Pelas suas palavras, deixou a Escola aos 17 anos e sua competência é voltada para a Tatuagem.
Coloco a disposição meu Canal no Youtube http://quimicatotti.com.br hoje com 766 Vídeo Aulas de Química.
Pela Lista das Aulas, todos os candidatos a qualquer prova encontrarão o que lhes possa ajudar.
Tudo Alceudispor!