Entenda como vai funcionar a nova base curricular para ensino infantil e fundamental
O MEC divulgou nesta quinta-feira, 06, a nova base curricular para ensino infantil e fundamental. A promessa de reforma havia sido feita em 2014 e desde então estava sendo elaborada pelo governo. A reforma tem previsão de aplicação para o segundo semestre, apesar dos municípios terem um prazo de adequação de até 02 anos, pois cada um detém os seus círculos escolares com certa independência.
Essas mudanças nada têm a ver com a reforma do ensino médio. Trata-se apenas de alterações para o ensino fundamental, mais especificamente o início da alfabetização.
A reforma proposta pelo governo prevê a redução na desigualdade do ensino no país e determina o que as escolas deverão proporcionar aos alunos durante o ensino fundamental.
Veja quais mudanças ocorrerão no Ensino Fundamental:
- Exclusão do Ensino Religioso – Segundo o MEC não cabe a União obrigar deste tipo de disciplina, sendo o Estado laico e a partir de agora para a ser optativo por cada região;
- Língua Inglesa passa a ser obrigatório – Antes era selecionado pelo município que tipo de língua estrangeira seria adotada, dependendo da região, cultura, etc;
- Exclusão do conceito de Gênero – Segundo o MEC, o que deve ser trabalhado é o respeito a pluralidade, com a inclusão de sexo, raça e gênero, ou seja, sem um conceito único.
- Alfabetização até 2 anos – a partir de agora toda criança deve estar alfabetizada até o segundo ano letivo. Antes o prazo eram 3 anos;
- História com base na cronologia – O conteúdo de história deve ser apresentado ao aluno de forma cronológica;
- Criação das 10 competências – Essas 10 competências se resumem basicamente em: Utilizar tecnologias; valorizar a diversidade; argumentação com base em fatos; conhecer-se, apreciar-se; exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos; agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade e resiliência.
Mudanças no ensino para crianças até 5 anos e 11 meses
Além do ensino fundamental, o ensino considerado infantil, que atende as crianças de até 5 anos e 11 meses também sofrerão mudanças. Nesta etapa considerada uma das principais fases no aprendizado, pois trata-se da fase de desenvolvimento inicial, onde a criança começa a ter acesso as primeiras informações e desenvolver o seu senso de aprendizado.
Nesta fase o MEC quer garantir às crianças as áreas com os chamados campos de experiência, que significa brincar e explorar, afim de exercitar o desenvolvimento na formação. Segundo o MEC, estas mudanças visam auxiliar melhor no desenvolvimento de absorção de conhecimento por parte dos alunos de maneira mais coesa.
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Márcia Rabelo