Categorias: Sisu 2021

Nota de corte do SISU: o que é isso?

Entenda como funciona a nota de corte do SISU

A nota tirada no ENEM tem extrema importância para você concorrer a uma vaga em universidade pública, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Em posse de seus resultados no Exame Nacional do Ensino Médio, desde que você não tenha zerado a redação, é possível concorrer a uma vaga por esse programa, que leva em conta a nota de corte em cada curso e universidade para definir seus classificados

A nota de corte

Você sabe o que é essa nota de corte? Trata-se da nota do último inscrito no curso e universidade que você deseja. Isso significa que, se você tiver nota igual ou maior que a nota de corte no final do período de inscrições, você será chamado.

No entanto, esse valor é atualizado diariamente, conforme pessoas vão se inscrevendo e mudando sua opção de curso. Por esse motivo, é importante que você acompanhe a nota de corte enquanto estiver concorrendo. Assim, você consegue saber quais suas chances de entrar em cada universidade e pode concorrer onde suas chances são maiores.

Como a nota é calculada e por que preciso acompanhá-la?

Esse valor é calculado com base no número de vagas oferecidas e nas notas dos candidatos concorrentes ao mesmo curso na mesma instituição. Mas, como inúmeros estudantes se candidatam durante o período de inscrição e podem modificar quantas vezes quiserem suas opções de universidade e curso, a nota de corte é calculada e modificada diariamente pelo sistema, sofrendo alteração até o final das inscrições.

Dessa forma, todos os dias o sistema recalcula a nota de corte – a nota mínima para entrar no curso – e informa a classificação parcial do candidato para tal vaga. Se existem 30 vagas para determinado curso em certa instituição, por exemplo, e a nota do trigésimo colocado for 500, então você sabe que precisa 500 ou mais para se classificar para aquela vaga. Se sua posição for a 29ª em um dia, é interessante acompanhar a nota de corte para ver se, com mais pessoas se inscrevendo, você não acaba ficando na 31ª posição. E, se há esse risco, é bom que você verifique outros cursos e outras universidades para concorrer com sua nota.

Ou seja, a nota de corte é uma referência para você não ficar sem vaga e, por isso, é tão importante de ser acompanhada. Com base nela e na sua classificação parcial você pode decidir melhor seu futuro para entrar em uma universidade. Talvez até perceba que é melhor mudar sua opção de curso ou veja que falta muito pouco para entrar na universidade que gostaria e, assim, pode concorrer no próximo Sisu com a mesma nota ou ainda decidir fazer outro ENEM.

Com base na nota de corte, posso ter certeza de que se serei classificado?

Esse entendimento sobre a nota de corte é muito importante: ainda que você veja, um dia antes das inscrições terminarem, que se classificaria em um curso com base na nota de corte, é preciso esperar sair o resultado para ter certeza. O que acontece é que a nota de corte não é atualizada em tempo real, mas diariamente, e por isso pode haver variação até o último minuto do período de inscrições.

Portanto, ela serve como um referencial para direcionar sua inscrição no Sisu e aumentar as chances de ser classificado, porém não é garantia de vaga. Além disso, existem outros fatores que influenciam sua classificação, como a desistência de alguns candidatos e a falta de comprovação para quem se inscreve como cotista. Nesses casos, acabam sobrando mais vagas do que parecia ter durante o período de inscrição.

A tendência é que a nota de corte aumente a cada dia, pois mais pessoas se inscrevem e, assim, a concorrência aumenta. Contudo, é essencial que você acompanhe esse fator até o último dia, para melhorar as chances de ser selecionado.

Finalizando nosso assunto, confira o vídeo abaixo

Ficou com alguma dúvida sobre a nota de corte? Deixe sua pergunta nos comentários e logo responderemos!

Deixe um comentário
Compartilhar
Tags: EnemSisu

Posts Recentes

Reaplicação do Enem para infectados pela Covid-19

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, informou através de nota… Leia mais

2 dias atrás

Cronograma do ProUni 2021

As bolsas são de 50% ou 100% para candidatos com renda familiar de até 3… Leia mais

4 dias atrás

ProUni 2021: Inscrições começam nesta terça-feira

O ProUni terá as inscrições abertas entre os dias 12 e 15 de janeiro de… Leia mais

4 dias atrás

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2020

O Inep liberou na última terça, 05, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem… Leia mais

1 semana atrás

Cartão de Confirmação do Enem 2020 será Liberado pelo Inep

O ano novo mal começou e já temos compromissos com as conquistas programadas para ele,… Leia mais

1 semana atrás

Liberação do Cartão de Confirmação do Enem 2020

A aplicação do Enem 2020 terá início já no mês que vem, sendo na modalidade… Leia mais

1 semana atrás