close

Enem 2015: como conseguir nota 1.000 na redação?

Vista como bicho-papão pela maior parte dos candidatos, a redação do Enem vale de 0 a 1.000 pontos. No primeiro episódio da websérie Fica a Dica Enem, o professor Marcelo Freire explica de que forma essa nota é composta e dá dicas sobre como sair bem em cada uma das cinco competências que serão avaliadas no texto do candidato.

 

 

Não sabe por onde começar a estudar para redação do Enem? De início é importante você saber que os 1.000 pontos da prova são na verdade divididos em cinco competências, cada uma vale 200 pontos. Essas chamadas competências podem ser traduzidas como aspectos do seu texto que serão observadas pelo corretor do texto, como explica o professor Macelo Freire. Saiba quais são as cinco competências e confira as dicas do professor:

1) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

“Você tem que dominar pontuação, acentuação, escrever dentro da norma culta. Você precisa demonstrar para o corretor que você escreve com clareza e objetividade”.


2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

“É a competencia que eu chamo de ‘começar com o pé direito’. Voce vai mostrar ao corretor que você entende a proposta de redação, que você possui  conhecimento das diversas áreas do saber e que você escreve dentro dos limites do texto disserartivo-argumentativo”.


3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Essa competência exige que você saiba o que é a a tese: a tese é o seu ponto de vista, o que você pensa sobre o asusnto? Não basta apenas falar sobre o assunto da prova, você precisa posicionar-se”.

4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

“É a competência da argumentação e mais uma vez o Enem quer que você demonstre o domínio de gramática. Nesse caso, o domiínio de conectivos e conjuções. Estude bastante as conjuções para dar  progressão e sequência lógica ao seu texto”.


5) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

“É a proposta de intervenção, você precisa apresentar uma solução que esteja dentro dos direitos humanos, não pode ser nada que fuja da nossa legislação”. Fonte: Portal EBC

 



Tags : EnemRedação do Enem
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar