close

Entenda como serão as mudanças no Ensino Médio para 2018

Desde o segundo semestre do ano passado estamos ouvindo falar sobre as mudanças no Ensino Médio, mas você sabe como será e a partir de quando estará valendo? Pois então, vamos explicar cada detalhe de mudança do Ensino Médio para 2018. Esse projeto do Governo Federal está sendo chamado de o Novo Ensino Médio.

Aumento da carga horária

A meta do Governo Federal é que em 5 anos todo o ensino médio tenha uma carga horária de 1000 horas anuais.

Currículo Comum em 60%


Além da carga horária, o Governo prevê que em 60% do currículo seja igual em todo país, mas o restante ficará a critério de escolha, possibilitando que o estudante foque suas habilidades nas áreas de maior interesse. Sendo: I – linguagens e suas tecnologias; II – matemática e suas tecnologias; III – ciências da natureza e suas tecnologias; IV – ciências humanas e sociais aplicadas; V – formação técnica e profissional.

Formação Profissional

Para quem deseja cursar um curso técnico serão necessárias 2.400 horas cursadas no ensino regular e mais 1.200 no ensino técnico. No final do curso ele terá o certificado de Ensino Médio e Curso Técnico.

Como ficam as matérias de Filosofia, Artes e Filosofia


Essas matérias serão obrigatórias no ensino médio.

Língua inglesa obrigatória

Até então, o inglês não era obrigatório na grade de ensino, mas a partir de agora será já a partir do 6º ano escolar. A unidade escolar poderá ofertar outras línguas, como o espanhol, mas o inglês foi escolhido pela maior disseminação do idioma.

Como fica o Enem


Essas alterações que ocorreram no Ensino Médio não têm ligação direta com o Enem. São mudanças feitas somente para o Ensino Médio. As mudanças do Enem são em relação aos dias que a partir já deste ano ocorre em dois domingos seguidos.

Então se você está cursando ou irá entrar para o Ensino Médio em 2018 pode ficar tranquilo. Serão mudanças benéficas para o estudante, que além de facilitar a escolha de cada aluno em determinadas áreas que mais se identifica, também proporcionará um tempo maior dentro da sala de aula.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo



Tags : Ensino Médio
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar