Entenda como serão as mudanças no Ensino Médio para 2018
Desde o segundo semestre do ano passado estamos ouvindo falar sobre as mudanças no Ensino Médio, mas você sabe como será e a partir de quando estará valendo? Pois então, vamos explicar cada detalhe de mudança do Ensino Médio para 2018. Esse projeto do Governo Federal está sendo chamado de o Novo Ensino Médio.
Aumento da carga horária
A meta do Governo Federal é que em 5 anos todo o ensino médio tenha uma carga horária de 1000 horas anuais.
Currículo Comum em 60%
Além da carga horária, o Governo prevê que em 60% do currículo seja igual em todo país, mas o restante ficará a critério de escolha, possibilitando que o estudante foque suas habilidades nas áreas de maior interesse. Sendo: I – linguagens e suas tecnologias; II – matemática e suas tecnologias; III – ciências da natureza e suas tecnologias; IV – ciências humanas e sociais aplicadas; V – formação técnica e profissional.
Formação Profissional
Para quem deseja cursar um curso técnico serão necessárias 2.400 horas cursadas no ensino regular e mais 1.200 no ensino técnico. No final do curso ele terá o certificado de Ensino Médio e Curso Técnico.
Como ficam as matérias de Filosofia, Artes e Filosofia
Essas matérias serão obrigatórias no ensino médio.
Língua inglesa obrigatória
Até então, o inglês não era obrigatório na grade de ensino, mas a partir de agora será já a partir do 6º ano escolar. A unidade escolar poderá ofertar outras línguas, como o espanhol, mas o inglês foi escolhido pela maior disseminação do idioma.
Como fica o Enem
Essas alterações que ocorreram no Ensino Médio não têm ligação direta com o Enem. São mudanças feitas somente para o Ensino Médio. As mudanças do Enem são em relação aos dias que a partir já deste ano ocorre em dois domingos seguidos.
Então se você está cursando ou irá entrar para o Ensino Médio em 2018 pode ficar tranquilo. Serão mudanças benéficas para o estudante, que além de facilitar a escolha de cada aluno em determinadas áreas que mais se identifica, também proporcionará um tempo maior dentro da sala de aula.
Gostou? Então compartilhe na sua rede social!
Márcia Rabelo