close

Faltam menos de 15 dias para o início das inscrições do Enem 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio 2020 virá nas versões Impressa e Digital, com datas de realizações distintas, mas as inscrições do Enem 2020 serão ao mesmo tempo, e o candidato poderá escolher o tipo que deseja, estando seu município dentro daqueles que realizarão a versão Digital. Faltam menos de 15 dias para o início das inscrições do Enem 2020.

Seja na versão Impressa ou Digital, o candidato deve realizar a sua inscrição entre os dias 11 e 22 de maio de 2020, através da Página do Participante, utilizando seu CPF e data de nascimento para dar início ao processo e ser inscrito no exame. As provas serão aplicadas em novembro, sendo:

  • Enem Impresso – 01 e 08 de novembro de 2020;
  • Enem Digital – 22 e 29 de novembro de 2020.

OBSERVAÇÃO: O equipamento para realização das provas do Enem Digital será fornecido pela organização do evento, no local onde serão aplicadas, e não serão aceitos equipamento particulares para realização das provas.

Pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020

Os candidatos que não forem isentos do pagamento da taxa de inscrição, devem fazê-lo entre os dias 11 e 28 de maio de 2020, ficando na dependência dessa confirmação dentro do horário bancário limite para que sua inscrição seja confirmada, caso contrário, não poderá fazer as provas no final do ano.

Quem tem direito a isenção da taxa do Enem 2020?

Os candidatos que se enquadrarem em um dos perfis abaixo, estará isento do pagamento da taxa do Enem 2020, no valor de R$ 85.

  • Estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
  • Tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Ou declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

OBSERVAÇÃO: O horário bancário é considerado até as 16h, e existe o risco dos pagamentos realizados após esse horário, só sejam compensados no dia seguinte, o que caracterizaria pagamento fora do prazo e inválido. Ou seja, não deixe para último dia, mas se não tiver outra maneira, que realize dentro do horário de compensação.

Possibilidade de alteração no cronograma do Enem 2020

Muito tem se falado sobre a realização do Enem neste ano de 2020, devido ao período de muitas dúvidas que o mundo está passando por causa da pandemia do Coronavírus, mas, até o momento, não há nenhuma informação sobre cancelamento ou adiamento do Enem, conforme já foi esclarecimento pelo Ministro da Educação Abraham Weintraub, em declaração dada à Agência Brasil, no início do mês: “Neste momento, não há porque já falarmos em postergação. O Enem está mantido, o prazo está mantido”, disse.

Tags : EnemEnem DigitalInscrições EnemPágina do ParticipanteProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 voto
Avaliação
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários