Categorias: Enem

MEC divulga espelho da Redação do Enem 2016 em abril

Acompanhe aqui como será divulgado o espelho da Redação do Enem 2016 em abril

Você já teve acesso a sua nota, mas o espelho da Redação também é importante que você verificar a sua correção. E o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou que os candidatos que realizaram a prova, terão acesso ao espelho da Redação do Enem 2016 em abril, mais especificamente no dia 10.

E o candidato terá acesso a nota e também a justificativa de nota para cada uma das competências.

Mesmo com a promessa de divulgação pelo Inep, em anos anteriores esse prazo não foi cumprido. O tempo máximo prometido pelo governo é de 60 dias após a divulgação das notas, mas no ano passado só ocorreu em 13 de junho, quase 3 meses a mas que o esperado. Porém para esse ano, o Inep acredita que não haverá atrasos e pode até ocorrer a antecipação da data de 10 de abril. Então é esperar pela data marcada para ter acesso ao espelho e se não foi possível conseguir uma boa nota, poderá ser aproveitada para o seu treinamento para o Enem desse ano.

Como já foi divulgado anteriormente, a nota da Redação tem caído ano a ano, e em 2016 somente 77 pessoas tiraram a nota máxima de 1000 pontos, em 2015 foram 104 e 2014 foram 250 pessoas. Esse número demonstra uma clara queda na qualidade e da preparação dos alunos.

Dicas dos alunos nota mil na Redação do Enem

É claro que tirar nota 1000 não será um feito comum na nota da Redação, mas é uma nota muito importante chegando até a valer como vestibular em algumas faculdades particulares.

E para auxiliá-los neste momento, separamos aqui as principais dicas dos alunos nota 1000 em edições anteriores. São elas:

  • Treinamento – a preparação com treinamentos diários é fundamental. Quanto mais você pratica, mais facilidade e desenvoltura terá para criar e desenvolver o seu texto.
  • Entender o que se escreve – você tem que entender todo contexto do seu texto e assim desenvolver de forma clara e objetiva.
  • Temas atuais e polêmicos – procure desenvolver os seus textos com temas atuais e que de alguma forma tenham impacto no mundo, que seja algo discutido nos últimos tempos.
  • Correção da Redação – Ao elaborar a sua redação, procure ajuda com professores ou amigos para que leiam seus textos e assim você tenha um feedback, seja positivo ou negativo, assim terá maiores chances de facilidade na criação da sua redação para o Enem.

Além dessas dicas, é claro que gostar de escrever e ler também são fatores que irão ajudar e muito no seu desempenho na Redação. Mas se não é o seu caso, talvez ainda não tenha encontrado uma leitura que de fato tenha identificação e as vezes essa é a diferença entre gostar ou não de leitura. Então boa sorte e até a próxima!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Tags: Enem

Posts Recentes

Pouco mais de um mês para o Enem Edição 2020

Com o adiamento da aplicação das provas do Enem 2020 devido a pandemia do Coronavírus,… Leia mais

24 horas atrás

Questões do Enem de 2009 a 2019

Os alunos que vão prestar o Enem contam com mais uma ferramenta pública para auxiliar… Leia mais

4 semanas atrás

Prazo para envio de foto do Enem foi prorrogado

Após diversas reclamações de problemas para carregar a foto no site do Exame Nacional do… Leia mais

1 mês atrás

Mais de 500 mil inscritos no Enem 2020 são treineiros

Dos mais de 5,7 milhões de inscritos para o Enem, mais de 500 mil são… Leia mais

3 meses atrás

Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A… Leia mais

5 meses atrás

Já escolheu as datas do Enem 2020?

Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o Enem, o Inep lançou… Leia mais

3 semanas atrás