close

MEC assegura manutenção do Fies e do Pronatec para o segundo semestre, com novas inscrições

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) reafirmou, nesta segunda-feira (23), por meio de nota oficial, a manutenção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Segundo a pasta, o ministro Mendonça Filho afirma que encontrou o Fies sem recursos para novas vagas, mas negociou com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão a liberação necessária para garantir as inscrições no segundo semestre deste ano.

Com a garantia de recursos, continua o comunicado, a equipe técnica do MEC está trabalhando para, até o fim de junho, anunciar o processo das novas inscrições do Fies para este ano.


Com relação ao Pronatec, o ministério confirma que o governo anterior deixou o programa sem orçamento para 2016, mas reafirma que ele não será interrompido. “O MEC busca outra solução com o Sistema S, o que vai assegurar as vagas”, garante a pasta.


Abaixo, a íntegra da nota oficial do MEC:

O Ministério da Educação reafirma a manutenção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e esclarece:


1. O ministro Mendonça Filho afirma que encontrou o Fies sem recursos para novas vagas, mas negociou com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão a liberação necessária para garantir as inscrições no segundo semestre deste ano.

2. Com a garantia de recursos, a equipe técnica do MEC está trabalhando para, até o fim de junho próximo, anunciar o processo das novas inscrições do Fies para este ano.


3. Com relação ao Pronatec, o ministro confirma que o governo de Dilma Rousseff deixou o programa sem orçamento para 2016. Mas reafirma que ele não será interrompido. O MEC busca outra solução com o Sistema S, o que vai assegurar as vagas. Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação e Cultura




Tags : FiesPronatec
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar