Cartilha do Participante e Manual de Redação do Enem 2018
O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, já está próximo e ainda restam alguns dias para praticar mais a tão temida Redação, e com o intuito de orientá-los sobre o processo geral da matéria, selecionamos a Cartilha do Participante e Manual de Redação do Enem 2018. Idealizado pelo MEC, Inep e Daeb, o Manual de Redação do Enem contém todas as informações necessárias para você arrasar na sua nota final.
Estrutura da Redação do Enem 2018
Antes de mais nada é preciso entender o corpo da Redação do Enem, ou seja, o tema, a tese, os argumentos e a proposta de intervenção. O tema, claro, será dado no dia da prova, a tese é a uma opinião a respeito do tema proposto, que deve ser algo contextualizado, com coerência e coesão. E por fim a proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
Como e quem avalia a Redação do Enem 2018
A avaliação será feita por dois professores e de forma totalmente independente. Essa avaliação será feita de acordo com os critérios relacionados baixo:
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
Como será atribuída a nota do Enem 2018
A nota será de acordo com cada competência relacionada acima, onde poderá obter de 0 a 200 pontos para cada, totalizando 1000. A nota final será a média aritmética dada por cada avaliador em de cada competência.
O que é considerado discrepância de avaliação na Redação do Enem 2018
Para obter um resultado correto e equivalente, considera-se na correção que a diferença não seja superior a 80 pontos em qualquer uma das competências ou diferiram, no total, por mais de 100 pontos.
Caso isso ocorra, um terceiro avaliador será utilizado e a nota será a média aritmética das duas notas que mais se aproximarem.
O que ZERA a nota da Redação do Enem 2018
- Fuga total ao tema.
- Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa.
- Extensão de até 7 linhas.
- Cópia integral de texto(s) motivador(es) da Proposta de Redação e/ou de texto(s)
- motivador(es) apresentado(s) no Caderno de Questões.
- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números
- ou sinais gráficos fora do texto).
- Parte deliberadamente desconectada do tema proposto.
- Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante.
- Texto predominantemente em língua estrangeira.
- Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
IMPORTANTE!
Procure escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação. Redação com letra ilegível poderá não ser avaliada. Além disso, a Redação deve conter no máximo 30 linhas e mais que 7. Leia bastante, procure treinar com temas atuais, busque dicas de outras redações nota DEZ do Enem. Ainda restam alguns dias que podem ser aproveitados na Redação.