close

Em um dia, mais de 1 milhão de inscritos no Enem 2019

Mal começaram as inscrições e mais de 1 milhão de inscritos no Enem 2019 já foram registrados, segundo a informação dada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela elaboração das provas.

As inscrições foram abertas as 10h do dia 06 e irão até às 23h59m do dia 17 de maio. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do órgão, através da Página do Participante e dar início com o CPF, data de nascimento e senha para ter acesso posterior ao cadastro.

O Enem se tornou maior vestibular do país, onde milhares de jovens conseguem acesso ao ensino superior através do exame, seja em instituições públicas ou privadas., através de programas como Sisu, ProUni ou Fies.


As inscrições ocorrem em meio as incertezas sobre os investimentos em universidades federais para os próximos anos, após anúncio do bloqueio de 30% da verba para universidades públicas federais, feita pelo Governo Federal.


Taxa de inscrição do Enem 2019

Neste ano de 2019, o candidato que não conseguiu obter a isenção da taxa de inscrição, deverá realizar o pagamento do boleto no valor de R$ 85,00 até o dia 23 de maio para efetivar a inscrição e se habilitar a fazer as provas nos dias 03 e 10 de novembro.

Pagamento do boleto do Enem 2019

Após realizar a inscrição no Enem 2019, o candidato poderá emitir a GRU, Guia de Recolhimento da União. O pagamento poderá ser feito até o dia 23 de maio em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.


Como utilizar a sua nota do Enem 2019

Coma nota do Enem, o candidato tem algumas opções de utilização para ingresso no ensino superior, seja em instituição publica ou privada, ou obtendo um financiamento estudantil para custear o curso. São elas:

  • Sisu – Sistema de Seleção Unificado
  • ProUni – Programa Universidade Para Todos
  • Fies – Financiamento estudantil
  • Estudar em Portugal – Acesso para as principais universidades brasileiras e portuguesas

Além disso, quem deseja testar ao seus conhecimentos também pode fazer a prova do Enem. Não esqueçam, as provas serão realizadas nos dias 03 e 10 de novembro de 2019 e os resultados serão divulgados em janeiro de 2019.




Tags : EnemInscrições EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo


Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar