Mais de 90% dos inscritos fizeram o Enade 2016

Inep constata que mais de 90% dos inscritos fizeram o Enade 2016

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016 teve a participação de 90,7% dos inscritos e registrou a menor taxa de abstenção para o primeiro ciclo avaliativo, que compreende as áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins. A abstenção foi de 9,3%, contra 14,1% em 2013, e 19% em 2010. No total, 195.859 concluintes de cursos de graduação de 18 áreas fizeram as provas no domingo, 20.

As áreas de avaliação do Enade são definidas de acordo com o ciclo trienal do exame. Em 2016, participaram os estudantes de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também foram avaliados os concluintes de cursos de tecnólogo nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

As maiores abstenções foram registradas em tecnologia de gestão ambiental (23,1%) e tecnologia em radiologia (17,5%). Entre os menores índices, medicina registrou apenas 1,9% e odontologia, 4%. Por unidade federativa, as maiores abstenções ocorreram no Amazonas (20,2%), Roraima (14,3%) e Pernambuco (13,4%). Rio Grande do Sul teve o menor número de ausentes (6,1%), seguido de Rondônia (6,2%) e Ceará (6,4%).

Gabarito — O gabarito das questões objetivas será divulgado na quarta-feira, 23. A data de publicação do padrão de resposta das questões discursivas será divulgada oportunamente.

Todos os participantes têm até o dia 30 próximo para preencher o questionário do estudante, exclusivamente pelo sistema Enade. O questionário é obrigatório para os estudantes regulares concluintes inscritos no exame. Caso o estudante não o preencha, será considerado irregular e estará impedido de colar grau. Os resultados do Enade, aliados às respostas do questionário, são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior.

O resumo descrito na tabela contém os números sobre inscrições e abstenções por área avaliativa e unidade federativa.

Histórico — A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 para avaliar o desempenho dos estudantes em relação ao conteúdo programático previsto nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

Deixe seu Comentário

1 Comentário em "Mais de 90% dos inscritos fizeram o Enade 2016"

avatar
Ordenar por:   mais novo | mais velho | mais votados
Maria das Graças Santos
Visitante
Maria das Graças Santos
Bom dia gostaria de saber quando será publicado os nomes dos estudantes que faltaram ao exame no dia 20/11/2016 e apresentaram pedido de dispensa junto ao INEP. Pois foi pedido junto as IES, mas aqueles que foram indeferido poderiam ainda solicitar diretamente ao INEP. Precisamos saber quem que depois da ultima instância ainda continuam na situação de IRREGULAR para mandar os nomes para os Coordenadores dos Cursos realizar a inscrição dos mesmos. Comunico também que na portaria Normativa N 8,de 26/04/2017, não informa a data das inscrições tantos dos Irregulares como dos que farão este o exame este ano. Foi… Leia mais »
wpDiscuz

© 2017 vocênoenem Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account