Pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas podem se inscrever no Encceja 2017

Pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas, que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na idade apropriada poderão pleitear o certificado de conclusão de Ensino Fundamental e Médio. As inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja) 2017 começaram nesta segunda-feira (28).

O pedido deverá ser feito pelos responsáveis pedagógicos indicados por cada unidade prisional e socioeducativa e o prazo das inscrições termina no dia 8 de setembro.

As provas do Encceja Nacional serão realizadas em 21 e 22 de novembro, nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos competentes. O exame é dividido em quatro provas objetivas, por nível de ensino, e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha.

Para participar, é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade, para quem busca a certificação do Ensino Fundamental; e 18 anos, para quem busca a certificação do Ensino Médio.

Veja abaixo como será o Cronograma do Encceja 2017

Encceja nacional:

Publicação do edital: 24 de julho

Inscrições: 7 a 18 de agosto

Aplicação: 19 de novembro

Encceja Nacional PPL – Público Privado de Liberdade:

Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto

Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro

Aplicação: 21 e 22 de novembro

Encceja no Exterior:

Publicação do edital: 30 de junho

Inscrições: 3 a 17 de julho

Aplicação: 10 de setembro

Locais de prova: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã)

Encceja no Exterior PPL:

Publicação do edital: 30 de junho

Inscrições: 3 a 17 de julho

Aplicação: 11 a 22 de setembro

Locais de prova: Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio)

Na prova constarão 120 questões de múltipla escolha + a Redação. Para obter o diploma o candidato deve acertar 50% das questões de cada área inclusive na Redação. A prova terá as mesmas referências do ENEM e um edital será publicado no dia 24 de julho com mais informações.

Estima-se a participação de 222.180 inscritos para o Ensino Fundamental e de 815.731 candidatos de nível médio. As inscrições são gratuitas, mas o governo não divulgou os gastos por candidato a estimativa é R$ 40,00 por estudante.

Fique atento e não perca essa oportunidade. Boa Sorte!