close

Faltando um dia para terminar o prazo, já são 5 milhões de inscritos no Enem 2019

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou nesta quinta, 16, o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, que, faltando um dia para terminar o prazo, já são 5 milhões de inscritos no Enem 2019.

As inscrições que vão até as 23h do dia 17 de maio, nesta sexta, podem ser feitas exclusivamente pela internet, através da Página do Participante do Enem, utilizando o CPF, nata de nascimento e cadastrando uma senha de acesso.

Além da inscrição, o participante que não obteve a isenção da taxa deverá realizar o pagamento de R$ 85,00 até o dia 23 de maio para efetivar a inscrição e realizar a prova nos dias 03 e 10 de novembro de 2019.


Além das inscrições, no dia 17 de maio também se encerram a solicitação de atendimento especializado e específico e o período para alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira. Por isso é importante dar aquela revisada nos dados cadastrais para ver se está tudo ok.


Solicitação de Atendimento Por Nome Social

Após o fim do período das inscrições começa o prazo solicitação de Atendimento Por Nome Social, que vai de 20 e vai até 24 de maio. Lembrando que para fazer a solicitação, o candidato deve comprovar através de documentos que a justifique.

Pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019

Quem fez a inscrição para o Enem 2019 e não obteve a isenção da taxa, terá até o dia 23 de maio, durante o horário bancário para fazer o pagamento de R$ 85,00. Podendo ser feito em agencias bancárias, agencias dos Correios ou Lotéricas durante o expediente bancário, pois caso não seja confirmado no mesmo dia, a operação não será efetivada e o participante não poderá realizar a prova dos dias 03 e 10 de novembro.


Inscrições feitas via celular

Outra novidade neste ano foi o grande número de pessoas que realizaram a inscrição via aparelho celular. Constatou-se que seis em cada dez inscrições foram feitas através do aparelho móvel. Este número chegou a apenas 30% no ano de 2018, segundo o Inep.

Locais de provas do Enem 2019

O local onde cada um fará a prova será liberado via Cartão de Confirmação, cuja divulgação deverá ocorrer em outubro, antes da prova.  Lá constará o endereço com local específico, como rua, número, sala, por exemplo.


Dias de aplicação das provas do Enem 2019

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro, em dois domingos seguidos, sendo:


No primeiro dia – 03 de Novembro: aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5h30m.

No segundo dia – 11 de Novembro: Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5h.

Além dessas informações, quem já fez a inscrição no Enem 2019 verificou que o sistema mudou, está mais interativo, além disso, tem também:  inclusão opcional de foto na inscrição, espaço com linhas para rascunho da redação, espaço para cálculos no final do caderno de questões, surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear e lanches levados pelos candidatos serão revistados.





Tags : EnemInscrições EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo


Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar