close

Saiba o que é ou não obrigatório levar nos dias de provas do Enem

Última semana antes do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, e mais de 75% dos candidatos já visualizaram os locais onde farão as suas provas, mas outros 1,2 milhão ainda não acessaram a Página do Participante para saber o endereço da escola ou outro local, onde serão aplicadas as suas provas nos dia 03 e 10 de novembro. Além disso, o candidato precisa saber o que é ou não obrigatório levar nos dias de provas do Enem.

Alguns itens são recomendados e não obrigatórios, e é sempre bom relembrar, como garrafa de água para se hidratar durante prova e algum alimento. Mas vale ressaltar que os itens proibidos devem ser guardados dentro do envelope de porta-objetos, lacrado e deixado embaixo da carteira durante todo período de prova. No mais, não esqueça de levar os itens obrigatórios, tais como:

Documento de identificação

Não esqueça de levar um documento original com foto nos dias de provas, pois não serão aceitas cópias de documentos, mesmo que autenticadas ou algo semelhante, tampouco documento digital.

Veja a lista de documentos aceitos nos dias de provas do Enem:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
  • Identidade funcional.

O candidato que teve seus documentos furtados/roubados, devem apresentar o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial dentro do prazo máximo de 90 dias.

Caneta de tinta preta

Apesar da febre na internet da música Caneta Azul, nos dias de provas do Enem somente serão aceitas respostas com CANETA DE TINTA PRETA. Lembrando que o material da caneta deve ser transparente, tipo Bic.

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem

Apesar de não ser obrigatório, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia ligada ao MEC e responsável pela realização do Enem, recomenda a impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição para que o candidato leve consigo nos dias do exame, afinal, lá constará o endereço do local onde fará a sua prova.

ATENÇÃO: Nos dias 03 e 10 de novembro chegue com antecedência ao local onde fará a sua prova, evite atrasos e, se possível, ainda essa semana, faça o percurso da sua residência até o local descrito no Cartão de Confirmação. Desta forma, você poderá calcular o tempo necessário para a locomoção e o tipo de transporte mais aconselhável para utilizar nos dias do Exame.

Tags : EnemProvasProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários