close

Período de Isenção da taxa do Enem 2020 começa dia 06 de abril

Agora que o Inep divulgou o Edital do Enem 2020 já podemos nos organizar com mais propriedade para o maior vestibular do país. Apesar da turbulência em que o mundo vive atualmente devido a pandemia do Coronavírus, o Ministério da Educação confirmou as datas mais importantes para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020. E a que está mais próximo é o período de pedido de isenção da taxa do Enem que começa dia 06 de abril.

O pedido de isenção é feito exclusivamente pela internet, através da página do Inep. O período de abertura para pedido de isenção vai das 10h do dia 6 de abril às 23h59 do dia 17 de abril de 2020 (horário de Brasília-DF).

Quem tem direito a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020?

O pedido de isenção é utilizado por pessoas que se enquadrem em um dos perfis abaixo:

  • Está cursando a última série do ensino médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda igual ou menor que um salário mínimo e meio, por pessoa;
  • Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O período é o mesmo tanto para o Enem digital como impresso

O pedido de pedido de isenção de pagamento da taxa de inscrição do Enem é o mesmo para as duas versões de aplicações do Enem 2020. A única mudança será no dia de aplicação:

Pedido de isenção da taxa de inscrição – 6 a 17 de abril

  • Enem Digital – 6 a 17 de abril
  • Enem Impresso – 6 a 17 de abril

Aplicação das provas:

  • Enem Digital – 11 e 18 de outubro
  • Enem Impresso – 1º e 8 de novembro

IMPORTANTE: Muitos futuros candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio estão com dúvidas sobre o Enem Digital, se será necessário levar o celular ou notebooks para fazer as provas. Resposta: NÃO. Os 100 mil candidatos que farão as provas pela versão digital em 2020 utilizarão equipamentos dos locais de provas, devidamente protegidos contra qualquer tipo de fraude ou má utilização.

Tags : EnemInscrições EnemIsenção da TaxaTaxa do Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 vote
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments