Instituições convocam candidatos em lista de espera do Sisu 2017

Instituições convocam a partir de hoje candidatos da lista de espera do Sisu 2017

As instituições de ensino convocam a partir de hoje (16) os candidatos da lista de espera do Sisu 2017 (Sistema de Seleção Unificada). Estudantes que confirmaram interesse em participar da lista devem acompanhar as informações junto às instituições, já que elas são as responsáveis pela convocação nessa fase.

A lista de espera é válida para os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera estava restrita à primeira opção de vaga do candidato.

Ao todo, o Sisu ofertou 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que não tenham tirado nota zero na redação. Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

Resultado do Sisu

Os resultados do Sisu foram divulgados no dia 30 de janeiro. O programa teve 2.498.261 candidatos inscritos e ofereceu 238.397 mil vagas em 131 instituições de ensino superior. O sistema encerrou suas inscrições no domingo (29), após ter o prazo prorrogado por conta de problemas técnicos.

Mudanças do Sisu

Em 5 de janeiro, uma portaria publicada pelo MEC anunciou que o sistema deverá ficar mais flexível a partir de 2017. De acordo com as novas regras, as universidades podem exigir dos candidatos uma média mínima referente a todas às provas do Enem ou manter a indicação de uma nota mínima para todas as avaliações. Outra mudança será a ampliação das opções de peso estabelecidas pelas instituições.

Também será dada à universidade a autonomia para combinar tais mudanças de modo a definir os aprovados. Isso permite, por exemplo, que um estudante que não alcançou a nota mínima em uma das provas do Enem, mas tenha média nas outras, possa ter chance de ser selecionado. A medida entra em vigor já no primeiro semestre e, de acordo com o MEC, foi uma solicitação feita pelas próprias instituições de ensino.

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Tags: Sisu

Posts Recentes

Último dia para pagar o boleto do Enem 2021

Termina nesta segunda, 19, o prazo para os candidatos que não são isentos da taxa… Leia mais

2 semanas atrás

Inscrições para o Enem 2021 terminam amanhã

O Enem possibilita que milhares de pessoas ingressem no ensino superior em instituições públicas e… Leia mais

3 semanas atrás

Inep divulga editais do Sisu, ProUni e Fies 2021

O Inep divulgou nesta segunda, 28, os editais do Sisu, ProUni e Fies 2021 para… Leia mais

1 mês atrás

Inscrições para o Enem 2021 começam nesta semana

Falta pouco para o início das inscrições para o Enem 2021. De acordo com o… Leia mais

1 mês atrás

Inscrições para o Enem começam em 30 de junho

O Enem 2021 já tem data marcada para acontecer, assim como para se inscrever. Os… Leia mais

1 mês atrás

Ministro confirma Enem 2021 para novembro

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou nesta segunda, 31, a aplicação do Enem 2021… Leia mais

2 meses atrás