Inscrições para o Sisu 2023 serão abertas amanhã e irão até o dia 24 de fevereiro

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, realizado duas vezes por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre, terá o início das inscrições amanhã, dia 15, e irá até o dia 24 de fevereiro de 2023. O Sisu é um sistema informatizado do governo federal do Brasil que seleciona candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas recebidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo seletivo é realizado duas vezes por ano, geralmente no primeiro e no segundo semestre, e permite que os candidatos se inscrevam em até duas opções de curso.

Cronograma completo do Sisu 2023

Algumas datas ainda não foram confirmadas pelo Inep, o que deve ocorrer assim que o edital do Sisu 2023 seja liberado.

  • Inscrições: 16 a 24 de fevereiro
  • Resultado: 28 de fevereiro
  • Manifestações da lista de espera: a ser divulgado
  • Matrícula: ainda não foi divulgado: a ser divulgado
  • Chamadas da lista de espera: a ser divulgado

Como funciona a seleção do Sisu

Durante o período de inscrição, os candidatos podem consultar as notas de corte dos cursos, que representam a menor nota necessária para se candidatar a uma vaga em determinado curso. Ao final do período de inscrição, o Sisu seleciona os candidatos mais bem classificados em cada curso com base em suas notas no Enem.

É importante ressaltar que o Sisu é destinado apenas a candidatos que tenham realizado o Enem no ano anterior e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. Para se inscrever, basta acessar a Página Oficial do Sisu, pesquisar a vaga que deseja e selecionar. A pesquisa pode ser feita pelo curso, local ou nome da instituição. Há mais de 6 mil cursos de graduação com vagas no Sisu 2023 primeiro semestre, sendo 226.399 vagas em 128 instituições de todo o país.