close
Fies 2018

Inscrições para o Fies são prorrogadas até 24 de julho

Devido a falha em sistema, inscrições para o Fies são prorrogadas

Mais uma chance para quem não conseguiu fazer a sua inscrição no Programa de Financiamento Estudantil. Devido a falha em sistema, inscrições para o Fies são prorrogadas até 24 de julho e pode ser feita pela internet, na página do programa através do link . Segundo o MEC, o sistema apresentou uma falha, onde foram ofertadas vagas que não existiam. Porém, esses candidatos já foram contatados pelo órgão para que refizessem o processo de inscrição.

Para esse semestre serão, mais de 155 mil vagas disponíveis em universidade de todo o país, sendo que dessas vagas, 50 mil serão destinadas para a modalidade I, de juro zero. E somete até essa segunda-feira, já eram mais de 170 mil inscritos no Fies.

Veja abaixo, duvidas frequentes sobre o Fies – Financiamento Estudantil

Quando começarei a pagar o financiamento do Fies?

O Fies terá um pagamento mensal ou trimestral (50,00 ou 150,00, respectivamente). Após a conclusão do curso, o candidato terá uma carência de 18 meses para começar a pagar. O pagamento efetivo será dividido em 12 anos, ou seja, 3 vezes o tempo de conclusão de um bacharelado de 4 anos.


Em que banco posso fazer o financiamento do Fies?

Para o Fies modalidade I, o candidato poderá solicitar no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Para outras categorias como II e III poderá ser feita em outras instituições. Isso ocorre devido o financiamento na modalidade I ser com taxa de juro zero. E nas demais modalidades será de acordo com o contrato de cada banco.

Participante do ProUni pode fazer o financiamento do Fies?

Sim. O candidato que tem o benefício do ProUni com bolsa de 50% poderá solicitar o financiamento da outra metade. Porém, de acordo com os critérios do programa, “É vedado ao bolsista do ProUni usufruir simultaneamente, em cursos ou instituições de ensino diferentes, a bolsa concedida pelo ProUni e o financiamento concedido no âmbito do Fies.”


Todas as faculdades participam do Fies?

Não. Somente as faculdades que possuem avaliação positiva no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), poderão participar do Fies.

Quais faculdades participam do Fies?

São inúmeras as faculdades particulares em todo o país que participam do Financiamento Estudantil e para consultar se aquela que você tem interesse também faz parte da lista, basta acessar a página do Fies através do link.


Cronograma completo do Fies 2018

  • Inscrições – 16 a 22 de julho de 2018;
  • Divulgação de Resultado – 27 de julho de 2018;
  • Complementação de inscrição – 27 a 31 de julho de 2018;
  • Lista de espera – Modalidade Fies – 1º a 24 de agosto de 2018.

Fies – Financiamento Estudantil – Modalidade I

Continua sendo financiado diretamente pelo Governo Federal, através das instituições financeiras cadastradas. O Ministério da Educação financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para participar dessa modalidade, o estudante deverá se enquadrar nos requisitos do programa.

Características do Fies


  • Modalidades I;
  • Possui lista de espera;
  • Juros zero;
  • Renda de até 3 salários mínimos;
  • Começa a pagar depois de finalizar o curso.

Como participar da Lista de Espera do Fies

A candidato que se inscreveu na modalidade Fies e não foi selecionado na primeira chamada, poderá manifestar seu interesse na Lista de Espera do Fies 2018. A manifestação é feita na própria página do Fiesseleção. O candidato deverá acompanhar a liberação de resultados do dia 01 até o dia 24 de agosto. Lembrando que é de inteira responsabilidade do candidato ficar atento as liberações de resultados, assim como o comparecimento nas instituições e cumprimento dos prazos estipulados.

P-Fies – Programa de Financiamento Estudantil – Modalidade I e II

Também financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, porém as condições de financiamentos serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante.


Características do P-Fies

  • Modalidades I e II;
  • Não possui lista de espera;
  • Juros variam conforme o banco;
  • Renda de 3 até 5 salários mínimos;
  • Começa a pagar depois de finalizar o curso.

Mas qual a diferença na prática entre eles?

O P-Fies, diferentemente do Fies, é financiado diretamente pela instituição bancária, com taxas menores que as do mercado, mas acima das taxas ofertadas pelo Governo Federal através do Fies. O Estudante que tiver dificuldade em se adequar as normas do Fies poderá tentar uma vaga através do P-Fies, já que as condições serão determinadas pela instituição, mas pagando um pouco mais por ele.

Como proceder após ser selecionado na chamada única do Fies


Após a seleção do candidato, este deverá complementar as suas informações no FiesSeleção, no endereço eletrônico, e para tal, o candidato terá do dia 27 de julho até 31 de julho de 2018.


Tags : Fies
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar