close

Inscrições para o Fies já estão abertas, até dia 22, com oferta de 155 mil vagas

Os alunos interessados em participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2018 já podem concorrer a uma vaga. Desde a zero hora desta segunda-feira, 16, o sistema de inscrições do programa está liberado. Estão sendo ofertadas 155 mil vagas, sendo 50 mil com juro zero. O prazo de inscrições para o Fies acaba no domingo, 22.

Para se inscrever é preciso acessar a página do Fies Seleção na internet. O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Pode concorrer quem tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.

A modalidade juro zero é destinada aos candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. As outras duas modalidades, chamadas de P-Fies, destinam-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Para atender a essa parcela de candidatos, o P-Fies opera com recursos dos Fundos Constitucionais e dos Agentes Operadores de Crédito.


Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies. Também poderão participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes, estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do Ministério da Educação. Durante o curso, o estudante deve ter aproveitamento acadêmico para permanecer com o financiamento.


O resultado da seleção será publicado em 27 de julho, em chamada única. Os candidatos pré-selecionados na modalidade que exige comprovação de renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos deverão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 de julho e, posteriormente, efetivar a contratação do financiamento.

Obtenha mais informações no site do programa


Confira o edital do Fies para o segundo semestre

Acesse a página de inscrições para o Fies


Saiba mais sobre o Fies e P-Fies

Mas qual a diferença na prática entre eles?


O P-Fies, diferentemente do Fies, é financiado diretamente pela instituição bancária, com taxas menores que as do mercado, mas acima das taxas ofertadas pelo Governo Federal através do Fies. O Estudante que tiver dificuldade em se adequar as normas do Fies poderá tentar uma vaga através do P-Fies, já que as condições serão determinadas pela instituição, mas pagando um pouco mais por ele.

Quem pode se inscrever no Fies

Para se inscrever no Fies o candidato deve ter realizado o exame do Enem a partir de 2010, obtido média superior a 450 pontos e não ter zerado na redação. Além disso, possuir renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, para a obtenção de juro zero, e o curso escolhido deve ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).



Quem pode se inscrever no P-Fies

Para se inscrever no Fies o candidato deve ter realizado o exame do Enem a partir de 2010, obtido média superior a 450 pontos e não ter zerado na redação. Além disso, possuir renda familiar per capita de 3 a 5 salários mínimos, e o curso escolhido deve ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Como se inscrever no Fies ou P-Fies


Para fazer a inscrição o candidato deverá acessar a página do Fies, traves do link, e clicar em “Primeiro acesso”. Lá, o candidato deverá inserir o CPF e a data de nascimento, e cadastrar uma senha de acesso. O candidato irá fornecer um e-mail válido, para onde será enviado uma mensagem de validação do cadastro. Após o cadastro, basta acessar o link “Já sou cadastrado”, informando CPF e senha.


Como acompanhar o resultado do Fies e P-Fies

A liberação do resultado do Fies e P-Fies será em 27 de julho de 2018 e o candidato terá acesso através da página do Fiesseleção, com o CPF e senha já cadastrada no ato da inscrição, ou poderá entrar em contato junto à(s) instituição(ões) para a(s) qual(ais) tenha se inscrito. Para quem se inscrever no Fies, haverá uma lista de espera para quem não for selecionado, já do P-Fies não há lista de espera.


Como participar da Lista de Espera do Fies

A candidato que se inscreveu na modalidade Fies e não foi selecionado na primeira chamada, poderá manifestar seu interesse na Lista de Espera do Fies 2018. A manifestação é feita na própria página do Fiesseleção. O candidato deverá acompanhar a liberação de resultados do dia 01 até o dia 24 de agosto. Lembrando que é de inteira responsabilidade do candidato ficar atento as liberações de resultados, assim como o comparecimento nas instituições e cumprimento dos prazos estipulados.


Como proceder após ser selecionado na chamada única do Fies


Após a seleção do candidato, este deverá complementar as suas informações no FiesSeleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, e para tal, o candidato terá do dia 27 de julho até 31 de julho de 2018.

Como proceder após ser selecionado na chamada única do P-Fies

Diferentemente do Fies, o candidato selecionado pelo P-Fies não precisa complementar informações pelo site, mas deverá comparecer ao CPSA, Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em até 5 dias, e cada instituição, ou seja, cada local de oferta de cursos da instituição de ensino participante do FIES deverá constituir uma. Logo após deverá se dirigir a instituição financeira em até 10 dias.



Como ocorre o desempate no Fies e P-Fies 2018

Em caso de empate, serão utilizados os critérios abaixo:

  1. maior nota obtida na redação;
  2. maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
  1. maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
  2. maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Cronograma completo do Fies e P-Fies 2018


  • Inscrições – 16 a 22 de julho de 2018;
  • Divulgação de Resultado – 27 de julho de 2018;
  • Complementação de inscrição – 27 a 31 de julho de 2018;
  • Lista de espera – Modalidade Fies – 1º a 24 de agosto de 2018.


Tags : Fies
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo


Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar