close

Fique por dentro de todas as informações sobre as inscrições para o Fies 2020

Com a proximidade de liberação do Resultado do Enem 2019, os candidatos já estão se programando para as inscrições nos programas de acesso ao ensino superior, como o Fies, por exemplo. Fique por dentro de todas as informações sobre as inscrições para o Fies 2020.

O que é o Fies?

O Fies é um programa criado pelo Governo Federal, que possibilita o financiamento de cursos em instituições particulares, com taxas abaixo das praticadas no mercado, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar de cada candidato.

Quem pode se inscrever no Fies?

Para participar do Fies, um dos critérios avaliados é a renda familiar, ou seja, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. O candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e ter obtido nota superior a 450 pontos, além de nota diferente de zero (0) na redação.

Período de inscrição do Fies 2020

As inscrições para o Fies serão entre os dias 05 e 12 de fevereiro de 2020, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

Como é feito a solicitação de financiamento do Fies 2020?

Para solicitar o financiamento, o candidato deve:

  • Acessar o site Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), entre os dias 05 e 12 de fevereiro, e preencher os dados no sistema, como CPF, data de nascimento, endereço de e-mail. Além disso, será solicitado que o candidato cadastre uma senha de acesso.
  • A partir da divulgação e seleção do candidato, este terá até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, para informar no SisFIES os dados de financiamento a ser contratado.
  • Após a concussão no SisFIES, o candidato deve validar suas informações no CPSA, e terá até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.
  • A contratação do Fies é feita após o candidato comparecer a uma instituição financeira que participe do programa, em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

Todos os cursos podem ser financiamentos pelo Fies?

O Financiamento pelo Fies depende da disponibilidade de recursos do programa, desta forma, alguns cursos são prioridades de acordo com as áreas e a nota de cada um. Desta forma, destacam-se:

  • Área da Saúde : Biologia – Bacharelado, Biomedicina, Educação Física – Bacharelado, Enfermagem – Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, em consonância com o estabelecido na Resolução CNS nº 287/1988;
  • Área da Engenharia: todos os cursos do Cadastro e–MEC que possuam “Engenharia” na nomenclatura;
  • Área da Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior: Pedagogia, Normal Superior, Português, Biologia, Matemática, Educação Física, História, Geografia, Língua Estrangeira, Química, Física, Filosofia, Artes, Sociologia e demais licenciaturas.

IMPORTANTE: O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os atuais Agentes Financeiros do Programa. Porém, na modalidade do P-Fies, o candidato poderá escolher outra instituição para realizar o financiamento.

Tags : FiesInscriçãoP-Fies
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar