close

Inscrições para o Enem 2016 passam de um milhão e o prazo vai até dia 20 deste mês

Mais de um milhão de candidatos já se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, antes de completar 24 horas da abertura do prazo. Até as 9h30 desta terça-feira, 10, o número de inscritos era de 1.018.148. No ano passado, a marca foi alcançada depois de dois dias.

Os interessados em participar do Enem têm até as 23h59 do dia 20 de maio para acessar a página do exame na internet. No ato da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone fixo ou celular válido. Também é necessário cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser utilizado por outro participante, além de criar pergunta e resposta de segurança para acesso ao sistema de inscrição.

É importante também ficar atento se o número de CPF e data de nascimento informados durante a inscrição estão de acordo com os dados na base da Receita Federal.

Na edição deste ano, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2016 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes. Para os demais, o valor é de R$ 68 e o pagamento deve ser efetuado até às 21h59 (horário de Brasília), do dia 25 próximo, em qualquer agência bancária, nos Correios e nas casas lotéricas.

Confirmação

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Mecflix

Para ajudar os estudantes a se preparem para o Enem, o MEC disponibilizou o portal Hora do Enem, em que o estudante faz um cadastro e recebe um plano de estudos individual. Pode também participar de simulados. O primeiro foi aplicado nos dois últimos finais de semana. Na plataforma Mecflix, estão disponíveis mais de 1,2 mil videoaulas.

Tags : Inscrições Enem
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe seu Comentário

avatar