Quem ainda não fez a inscrição para o Enem 2021, o prazo vai até amanhã

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, possibilita que milhares de pessoas ingressem no ensino superior em instituições públicas e particulares, através dos programas que utilizam suas notas ao disponibilizar vagas nos cursos de graduação em todo país, como Sisu, ProUni e Fies. E, neste ano de 2021, os interessados em participar do exame no final do ano terão até amanhã, 14 de julho, para realizar a sua inscrição.

O processo de inscrição é gratuito para às pessoas que estão finalizando o ensino médio em escola publica ou como bolsista em escola particular. Os demais participantes tiveram o prazo no mês passado para pedir isenção da taxa, e quem não teve o pedido aceito, o valor a ser pago é de R$ 85,00.

Como se inscrever para o Enem 2021?

As inscrições para o Enem 2021 são feitas somente pela internet através da Página do Participante, utilizando o CPF e a senha cadastrada do sistema unificado do Governo Federal (GOV.BR). Para cadastrar a senha no GOV.BR siga o passo a passo a seguir:

  • Acesse o link: https://www.gov.br/pt-br;
  • Cliquem em ícone “entrar” no canto superior direito da tela;
  • Digite o CPF;
  • Cadastre a senha preenchendo os dados solicitados.

Caso já tenha feito o cadastro no GOV.BR e tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la. Veja como:

  • Acesse a conta;
  • Digite o CPF;
  • Clique em “esqueci minha senha”;
  • Escolha a forma de recuperação da senha (envio de e-mail, sms, ou verificação facial);

A senha cadastrada no GOV.BR será utilizada para acessar vários serviços digitais do governo federal. Após cadastrar a senha no GOV.BR deverá entrar na Página do Participante para dar sequência ao preenchimento dos dados para se inscrever no Enem.

Pagamento da taxa de inscrição do Enem 2021

Quem não possui o benefício de isenção da taxa de inscrição no Enem 2021, deverá emitir a GRU (Gui da Recolhimento da União) e realizar o pagamento até o dia 19 de julho de 2021, sob pena de não efetivação da inscrição caso não consiga realizar dentro desse prazo.

IMPORTANTE: Para evitar qualquer contratempo, é recomendando que o pagamento da taxa seja feito antes do fechamento do horário bancário, pois por trata-se de boleto, os bancos podem não compensar o valor no mesmo dia de pagamento, caso seja feito em horário posterior ao seu funcionamento.

Deixe seu Comentário