close

Fique por dentro de todas as informações sobre as inscrições para o Enem 2020

Ano novo começando e novos planos sendo traçados para mais uma etapa. E como não poderia ser diferente, a programação dos estudos também faz parte dessa organização. Fique por dentro de todas as informações sobre as inscrições para o Enem 2020.

Algumas questões são importantes de serem esclarecidas, principalmente para aqueles que estão fazendo a prova do Exame Nacional do Ensino Médio pela primeira vez. Algumas dúvidas podem surgir como: quem pode se inscrever, como se inscrever, quem é isento da taxa de inscrição, entre outras. O Enem é aplicado em todos os estados do país e no Distrito Federal.

Quem pode se inscrever no Enem 2020?

Qualquer pessoa pode se inscrever no Enem, porém com uso diferenciado para cada caso, como por exemplo, quem já concluiu os estudos ou está finalizando em 2020 poderá utilizar a nota para entrar em uma universidade, através do Sisu, ProUni ou Fies. Para quem ainda não concluiu o ensino médio, podem fazer o exame como “treineiros”, para testar seus conhecimentos e preparo para no futuro prestar o exame.

Como se inscrever no Enem 2020?

A inscrição para o Enem 2020 é feita pela internet, na Página do Participante do Enem.

Quando será a inscrição do Enem 2020?

As inscrições ainda não tiveram a data divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, o órgão que organiza o exame, mas é provável que seja em maio de 2020, como em anos anteriores.

Quem é isento da taxa de inscrição do Enem 2020?

A isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 é destinada a pessoa que esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2019, em escola da rede pública ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, além destes, também são isentos aqueles que declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Qual o valor da taxa de inscrição do Enem 2020?

Até o momento não houve confirmação se haverá alteração no valor pago referente a taxa de inscrição do Enem, e assim como na edição anterior, o valor está em R$ 85,00.

Onde posso utilizar a nota do Enem 2020?

Quem faz a prova do Enem deve se atentar a um fato muito importante, que é a nota da redação. Para participar de qualquer programa do Governo Federal, o participante não pode zerar na redação. A partir disso, a nota poderá ser utilizada para:

  • Graduação com bolsa de estudo do ProUni – Universidades Particulares
  • Graduação com financiamento do Fies – Universidades Particulares
  • Graduação em universidade pública com o Sisu – Universidades Publicas
  • Graduação em universidade de Portugal – Convenio entre os países

IMPORTANTE: Os candidatos que não forem isentos da taxa do Enem só terão a confirmação das suas inscrições após o pagamento do boleto, cuja data de vencimento será divulgada junto com a data das inscrições.

Tags : EnemInscrições EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários