close

Tudo que você precisa saber sobre as inscrições para o Enem 2019

As inscrições para o maior vestibular do país já estão chegando e você não pode deixar de esclarecer as suas dúvidas de como se inscrever e conseguir a tão sonhada vaga em uma instituição de ensino superior. Tudo que você precisa saber sobre as inscrições para o Enem 2019 você encontra aqui, no vocênonenem.

A data de inscrições para o Enem 2019 ainda não foi divulgada pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é o órgão responsável pela elaboração das provas e sua aplicação, mas como em anos anteriores, a data provável será em maio de 2019. Veja abaixo o passo a passo para fazer a sua inscrição no Enem 2019.

Tudo que você precisa saber sobre as inscrições para o Enem 2019

Quais os requisitos para fazer a prova do Enem 2019?

  • Ter CPF e documento de identidade;
  • Possuir residência fixa;
  • Estar cursando ou já ter concluído o ensino médio;
  • Pagamento da taxa da inscrição, exceto em casos em que o estudante for isento da taxa de inscrição.

Quando serão abertas as inscrições para o Enem 2019?

Abaixo você terá acesso ao cronograma já liberado pelo Inep sobre as datas mais importantes do Enem 2019:

  • Solicitação de isenção e justificativa de ausência – 1 a 10/abril
  • Resultado da solicitação de isenção e justificativa de ausência – 17/abril
  • Recurso de solicitação de isenção e justificativa de ausência – 22 a 26/abril
  • Resultado do recurso de solicitação de isenção e justificativa de ausência – 2/Maio
  • Inscrição e solicitação de atendimento específico e especializado – 6 a 17/Maio
  • Pagamento da taxa de inscrição – 6 a 23/Maio
  • Provas do Enem – 3 e 10/novembro

O Enem é utilizado por milhares de pessoas como porta de entrada em instituições de nível superior, seja ela particular ou publica, através do ProUni ou Sisu, respectivamente. Somente no ano de 2018, foram mais de 5,5 milhões de inscrições confirmadas, sendo em sua grande maioria composta por mulheres (59,31%). A redação teve um resultado abaixo em relação a anos anteriores, com somente 55 redações nota mil.

Como será feita a inscrição para o Enem 2019?

A inscrição para o Enem 2019 é feita exclusivamente pela internet no site do Inep, através da Página do Participante. Para isso, será necessário inserir o CPF e cadastrar uma senha, que será utilizada em todos os acessos posteriores relacionados ao Enem. Após isso, será necessário o preenchimento de um questionário socioeconômico.

Qual o valor da taxa de inscrição do Enem 2019?

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2019 será de R$ 85,00, e os estudantes que não tiverem isenção de pagamento deve realizar o pagamento através da Guia de Recolhimento da União (GRU), pagável em lotéricas e em toda a rede bancária. Para imprimir será necessário acessar a Página do Participante após a inscrição.

Quem será isento de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019?

Os candidatos que estão matriculados na rede pública de educação, concluintes do terceiro ano do ensino médio em 2019, e que foram declaradas no censo escolar da educação básica, estão isentos de pagamento dessa taxa. Além disso, os candidatos que integrem famílias com renda por pessoa igual ou menor que um salário mínimo e estudantes aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para ensino médio também estão isentos de pagar a taxa de inscrição do exame.

Qual o prazo para se inscrever no Enem 2019?

Geralmente o sistema fica disponível para inscrições durante 11 dias, e nesse período, principalmente nos primeiros dias, é comum o sistema apresentar lentidão pelo número de pessoas que estão acessando ao mesmo tempo. Mas fique ligado, pois após esse prazo não será mais possível realizar a inscrição para o Enem, exceto quando há prorrogação do prazo divulgado oficialmente pelo MEC, mas isso em casos muito específicos. A dica é não deixar para a última hora.

O que é o Cartão de Confirmação do Enem?

O Cartão de Confirmação do Enem nada mais é que a efetividade da sua inscrição, ou seja, lá você vai ter acesso aos seus dados pessoais, local onde fará a sua prova, assim como a sala. Além disso, o Cartão de Confirmação possui:

  • Solicitação de certificação (se for o caso);
  • Opção de língua estrangeira;
  • Indicação do(s) atendimento(s) especial(s) (se for o caso);
  • Local de prova Enem 2019;
  • Data e Horário do Exame;
  • Número de Inscrição.

Quando será divulgado Cartão de Confirmação do Enem 2019?

A divulgação do Cartão de Confirmação do Enem 2019 ocorre em média 20 dias antes das provas, ou seja, no mês de outubro, para que o estudante saiba onde irá realizar o seu exame.

É obrigado imprimir o Cartão de Confirmação?

Não é obrigatório, mas é indicado, pois caso ocorra alguma divergência, o candidato poderá comprovar as informações contidas em seu Cartão de Confirmação do Enem 2019. Para imprimir basta acessar a Página do Participante do Enem e inserir o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

Quais os documentos necessários para a inscrição do Enem 2019?

Para se inscrever no Enem 2019, o candidato deve ter em mãos:

  • Documento de Identidade (RH, CNH, CTPS, Passaporte, ou outro);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Endereço residencial válido;
  • e-mail válido;
  • Telefone para contato.

Como recuperar a senha de acesso do Enem 2019?

Esqueci a senha

  • Acesse a Página do Participante.
  • Informe seu CPF, responda ao desafio de figuras e clique em “Esqueci minha senha“.
  • Na tela seguinte, confira se o e-mail apresentado está certo, responda ao desafio de figuras e clique em “Enviar nova senha por e-mail”.
  • Acesse a caixa do e-mail cadastrado para ver a senha temporária.

Esqueci a senha e não tenho acesso ao e-mail cadastrado

  • Acesse a Página do Participante.
  • Informe seu CPF, responda ao desafio de figuras e clique em “Esqueci minha senha”.
  • Na tela seguinte, se você não se lembra ou não tem acesso ao e-mail apresentado, responda ao desafio de figuras e clique em “Não tenho acesso a este e-mail“.
  • Na tela seguinte, confirme as informações solicitadas pelo sistema.
  • Na sequência, informe e confirme novos dados para contato (celular e e-mail), responda ao desafio de figuras e clique em “Salvar novos dados de contato e enviar nova senha“.
  • A mensagem “Dados confirmados com sucesso” será exibida. Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição, informando a alteração.
  • Acesse a caixa do novo de e-mail cadastrado para ver a senha temporária.

Como funciona a prova do Enem?

A prova do Enem é composta por 180 questões e uma redação. A realização ocorre em dois domingos consecutivos, sendo no primeiro dia questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, e no segundo dia é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.

As matérias se dividem em:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (que pode ser Inglês ou Espanhol, fica a critério do aluno), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Geometria e álgebra que são as duas grandes vertentes da matemática;
  • Redação: Elaboração de um texto, de acordo com o título mencionado, abobadando proposta de intervenção para o problema, conhecimento dos mecanismos linguísticos necessário, boa argumentação, respeitando os direitos humanos e domínio da norma padrão da língua escrita.

Como funciona o processo seletivo do Enem (Sisu, ProUni, Fies)?

O processo seletivo do Enem pode ser feito para o Sisu, O ProUni e Fies. Veja como funciona cada um:

Como Funciona o Sisu

O Sisu é utilizado pelas universidades públicas e para participar o candidato não pode ter zerado na redação e obrigatoriamente deve ter participante do Enem no ano anterior.

Como Funciona o ProUni

O ProUni é utilizado para ingressar em instituições particulares, com bolsas que vão de 50% a 100%. Para participar o candidato deve ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos, não pode ter zerado na redação e obrigatoriamente deve ter participante do Enem no ano anterior. Além disso, o candidato tem que atender a outros critérios como renda familiar per capita mensal máxima de três salários mínimos e ter estudado o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral da instituição.

Como Funciona o Fies

Para se inscrever no O Fies ou P-Fies pode o candidato deve ter feito uma edição do Enem a partir de 2010, obtido nota igual ou superior a 450 pontos, não pode ter zerado na redação. Além disso, o candidato tem que atender a outros critérios como renda familiar per capita mensal que não pode ser maior que três salários mínimos para modalidade Fies e nem maior que cinco salários mínimos para o P-Fies.

É possível estudar no exterior através do Enem?

Sim. Através do Enem, o candidato pode se candidatar a vagas em mais de 30 instituições de ensino superior em Portugal. Porém, não é utilizado como bolsa, e somente como prova de vestibular para ingressar na instituição portuguesa.

Agora que você já está por dentro dessas questões, é hora de começar a se preparar, afinal, a concorrência por uma vaga através do Enem também é acirrada e quanto mais tempo de estudo melhor será o seu resultado. Boa sorte!

Tags : EnemInscrições EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
7 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
maria cristina guedes
maria cristina guedes
1 ano atrás

A Nanda não aceita minha resposta sistema ruim Rio de Janeiro estado municipio ário de Janeiro

maria cristina guedes
maria cristina guedes
1 ano atrás

No formulário municipio no meu caso ar Rio de Janeiro são os mesmos Rio de Janeiro são os mesmos

maria cristina guedes
maria cristina guedes
1 ano atrás

Meu CPF eu ñ consigo sistema ruim

maria cristina guedes
maria cristina guedes
1 ano atrás

O data do meu aniversário e 25/12/1959 E Nanda não aceitou

maria cristina guedes
maria cristina guedes
1 ano atrás

Eu tentei fazer faculdades em tres instituições e não consegui concluir. Recursos humanos,aerea de pedagogia e agora recente,iria começar uma ead,à distância mas cancelri com medo das dívidas ja tenho 59 anos e gostaria de me formar antes da aposentadoria,mas a grana ta curta. Como faço pra começar de novo tranquei a matrícula e não voltei. E ainda tenho chnce de recomeçar fazer o Enem novamente ou fazer vestibular. Então. Obrigada.

maria cristina guedes
maria cristina guedes
1 ano atrás

A Nanda ta dizendo que minha data e.sta incorreta 25/12/1959

Silvane rajeneski bertucci
Silvane rajeneski bertucci
1 ano atrás

Quero tetminar minhas matetias