close

Fiquem atentos, as inscrições para o Enem 2017 começam amanhã

A tão esperada data está chegando, as inscrições para o Enem 2017 começam amanhã a partir das 10h da manhã. Fique atento e ligado nas notícias relacionada ao evento, pois em anos anteriores tivemos reclamações de lentidão e queda do sistema do MEC impossibilitando, em alguns casos, a finalização da inscrição.

As inscrições começam amanhã 08 de maio a partir das 10h e irá até o dia 19 de maio às 23h59m.

Para quem não é isento do pagamento da taxa de inscrição terá até 24 de maio para pagamento do boleto. O não pagamento anulará automaticamente a inscrição e impossibilitará a realização da prova.

Outra dica importante para quem vai se inscrever no Enem 2017 é tentar fazer p seu cadastro em horários que teoricamente tem um menor número de acessos, como no final da noite, madrugada, período da manhã antes das 09h. Mas é claro que este tipo de ação só será necessário em caso de grande indisponibilidade ou instabilidade do sistema do MEC.

Para fazer a sua inscrição você terá que acessar a Página do Participante, inserir as informações solicitadas, como:

  • CPF válido;
  • Criar uma senha de acesso;
  • Email válido;
  • Endereço/Domicilio;
  • Nome completo;
  • Informar se precisa de atendimento especial deficiente/gestante.
  • Escolha da língua estrangeira;
  • Confirmação de conclusão do Ensino Médio;
  • Renda familiar;
  • Conclusão da inscrição

Após finalizada, o sistema irá informar se o candidato está isento ou não do pagamento do boleto no valor de R$ 82,00. Vale ressaltar que o candidato que for isento e não comparecer no dia da prova, perderá automaticamente o benefício para o ano seguinte.

Mudanças de dias de provas do Enem 2017

Antes, o Enem era realizado no sábado e domingo subsequente, o que geravam sempre reclamações por parte dos estudantes por ser bastante cansativo e estressante.

Com a consulta pública feita pelo MEC/Inep, ficou decidido que a partir de agora será realizada em dois domingos seguidos, o que irá permitir que esses candidatos tenham uma semana de intervalo entre uma prova e outra.

Mudanças das matérias iniciais do Enem 2017

Até o ano passado, as provas do Enem tinham uma sequência das matérias para realização do exame, o que foi alterado. A partir de agora a Redação e Linguagens e seus códigos será aplicada no primeiro dia de prova.

Data, horário e locais de provas do Enem 2017

Este ano as provas do Enem serão realizadas em dois domingos, nos dias 05 e 12 de novembro de 2017. A abertura dos portões para realização das provas serão as 12h e o fechamento rigorosamente as 13h. O início da prova será às 13h30m, tendo um tempo de duração no primeiro domingo de 5h30m e no segundo domingo será de 4h30m.

Matérias que caem na prova do Enem 2017

Além da data, horário e tempo de duração das provas, é preciso se organizar em relação as matérias que caem no exame do Enem. E são elas:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias
  • Ciências Humanas e suas tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Redação.

Agora resta organizar o seu tempo de estudos, tirar todas as dúvidas que surgirem e não desperdiçar as oportunidades de sempre se atualizar, seja na parte de informações do mundo na política, ambiental, social ou aproveitar para formar grupos de estudos e assim poder dividir conhecimentos. Então boa sorte e até a próxima!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Tags : Inscrições Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar