Inscrições para o Encceja 2018 começam na segunda-feira

Inscrições para o Encceja 2018 começam na segunda-feira e seguem até o dia 27 de abril

As inscrições para o Encceja 2018 serão realizadas das 10h do dia 16 de abril às 23h59 do dia 27 de abril. A solicitação de Atendimento por Nome Social deverá ser feita de 30 de abril a 4 de maio. A aplicação de provas do Encceja Nacional será em 5 de agosto. Já a do Encceja Exterior é em 16 de setembro. O exame é destinado aos jovens e adultos que querem obter certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

A aplicação nacional do Encceja Nacional acontece no dia 5 de agosto, enquanto o Encceja Exterior ocorre em 16 de setembro. No caso de pessoas privadas de liberdade, as provas acontecem nacionalmente nos dias 18 e 19 de setembro e, no exterior, de 17 a 21 do mesmo mês. Para se inscrever basta acessar o site do programa.

Quem solicitar certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já para a certificação de conclusão do ensino médio é preciso ter 18 anos completos. Para pessoas que desejam utilizar nome social, as solicitações serão recebidas entre 30 de abril e 4 de maio.

Passo a passo da inscrição no Encceja 2018

Inscrições para o Encceja 2018:

  • Número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), o seu número do documento de identificação, documentos obrigatórios para a efetivação da inscrição;
  • A inscrição será realizada exclusivamente via Internet;
  • Informar endereço de e-mail individual e número de telefone celular válidos;
  • Solicitar, se necessário, o atendimento ESPECIALI- ZADO e/ou ESPECIFÍCO;
  • Indicar, obrigatoriamente, a certificação de conclusão de Ensino que pleiteará: Ensino Fundamental ou Médio;
  • Indicar a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Anexo II) onde deseja solicitar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência;
  • Verificar se a inscrição foi concluída com sucesso, conferir as informações prestadas no ato da inscrição e o número de inscrição fornecido pelo sistema de inscrição;
  • Guardar o número de inscrição e a senha.

O que é

A participação no Encceja é gratuita e voluntária e o candidato pode estudar sozinho, com apoio de amigos, familiares ou através de escolas de supletivo públicas ou particulares. No Brasil o exame é feito pelo Inep desde 2002 e é realizado em escolas públicas. E utiliza os consulados para o Encceja no exterior.

O exame do Encceja é composto de quatro provas e para poder receber o certificado é necessário obter 100 pontos por matéria, no mínimo (a escala de pontuação vai de 60 a 180 pontos, cada prova tem 30 questões e cada questão vale 4 pontos). Para ter o mínimo de 100 pontos é necessário ter 10 acertos de questões de 30 de cada prova. Além da nota mínima, é necessário ter nota igual ou superior a 5 na redação.

As Provas

As provas são as seguintes: para o ensino fundamental: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; matemática historia e geografia e ciências naturais.

Já as provas para o ensino médio são as seguintes: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias. Estas matérias foram estabelecidas com base do currículo da Base Nacional Comum Curricular.

Deixe seu Comentário

avatar

© 2018 vocênoenem Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account